*Nas próximas duas semanas devem ser ouvidos pela Comissão Externa Especial do Senado criada para acompanhar a crise política de Rondônia os 12 deputados estaduais que teriam exigido propina ou vantagens do governador Ivo Cassol em troca de governabilidade. A sugestão do senador Demostenes Torres (PFL-GO) foi aprovada na reunião da subcomissão realizada nesta quarta-feira (1º).
*A crise no estado foi deflagrada pela veiculação, pela TV Globo, de imagens que mostram deputados estaduais pedindo propina do governador. As gravações teriam sido feitas pelo próprio governador.
*Inicialmente deverão ser ouvidos os sete deputados que aparecem na primeira fita e, depois, os cinco restantes. Demostenes sugeriu que sejam ouvidos quatro deputados na próxima terça-feira (7), quatro na quarta-feira (8) e quatro na quinta-feira (9).
*Na semana seguinte à oitiva dos deputados, deverá ser ouvido o governador Ivo Cassol, para só então, de posse dessas informações os senadores irem à Rondônia ouvir outras pessoas.
*Demostenes propôs ainda que o senador Sibá Machado PT-AC), presidente da Comissão, requisitasse à TV Globo as fitas editadas e as não-editadas para serem periciadas.
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) agradeceu aos demais parlamentares, em nome do povo de Rondônia, e sugeriu que fosse requisitada uma assessoria específica, talvez da Polícia Federal, para orientar os trabalhos, uma vez que a subcomissão não teria papel investigativo.
*Demostenes Torres aceitou a sugestão e disse que iria solicitar às polícias civil e federal e aos Ministérios Públicos estadual e federal documentações disponíveis para subsidiar os trabalhos. O requerimento para a assessoria deverá ser encaminhado à Mesa do Senado.
*As providências foram aprovadas por unanimidade e a próxima reunião ficou marcada para o dia 7, na sala 9 da Ala Senador Alexandre Costa.