Ter um negócio próprio é o sonho de muita gente. Mas para torná-lo realidade, é preciso contar com o apoio e a orientação de profissionais especializados. Conhecer a realidade do mercado e planejar seu negócio são fatores essenciais para se alcançar o sucesso. É isso que o Sebrae está oferecendo através do Próprio (Programa de Orientação ao Candidato a Empresário. Ele dá um norte aos futuros empreendedores.
*Através do curso que teve início na segunda-feira e encerra na próxima terça-feira, ministrado pela consultora do Sebrae, Cristiane de Farias, os participantes são orientados de como devem abrir o negócio; o momento certo para abrir a empresa; as atitudes que deve ter o empreendedor para garantir o sucesso do negócio e desperta o interesse em tornar ainda mais real o sonho de abrir o próprio negócio.
*Um grupo de 19 alunos participa do curso com o sonho de se torna empresário. Para dar um norte aos participantes, a Unidade de Orientação Empreendedora (UOE), dá todas as orientações necessárias para que possa se tornar empresário de micro ou pequena empresa com sucesso.
*O participante do curso, a exemplo do estudante de engenharia civil, Cláudio Rogério, que pretende montar uma lanchonete que vai comercializar sanduíches artesanais, vem sendo orientado na organização das informações coletadas. À partir daí ele vai traçar o rumo mais claro para sua futura empresa construindo o seu plano de ação. “Já fui gerente de posto de gasolina e comerciário, mas agora com o curso, foi que consegui descobrir que o que sabia era pouco para montar meu próprio negócio. O Sebrae está sendo um parceirão nessa minha nova empreitada”, avaliou Cláudio que vai investir num diferencial na produção dos sanduíches para garantir a clientela.
*Ex-empregada de uma emissora de televisão, onde trabalhou por 10 anos, Elisângela Vaz, já tem planos para ter o próprio negócio e apesar de ter decidido montar uma Lan House, procurou o Sebrae para buscar orientação. “O Próprio está me dando uma visão totalmente real do que vou enfrentar nessa empreitada. O curso não engana, o participante, ele motiva a gente a se tornar empresário, mas fala também sobre os riscos que vamos enfrentar. Acho que agora estou preparada para o mercado que me espera”, disse a futura empresária.