*- Foto/legenda:Acadêmicos durante aula de Ecoturismo na "Sala Verde" da Faculdade São Lucas
*
*A Faculdade São Lucas sediou o primeiro Seminário sobre Fundos Sócio-ambientais Públicos de Porto Velho. O evento é organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Centro de Pesquisa de Populações Tradicionais Cuniã e discutiu a aplicação dos recursos do fundo no município.
*Os trabalhos reuniram os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). O técnico da Sema Emerson Luiz Nunes falou sobre o funcionamento do fundo e revelou a importância destes recursos para a execução de políticas municipais de meio ambiente, assim como do Plano Municipal de Defesa do Meio Ambiente. No seminário a prefeitura apresentou três projetos ambientais nas áreas de coleta seletiva, prevenção de queimadas e arborização. Os projetos compõem o projeto "Porto Velho meu Ambiente".
*A Faculdade São Lucas já participa do projeto de coleta seletiva. A representante da São Lucas no Comdema Ana Cristina Ramos disse que o objetivo da instituição é ampliar a participação da São Lucas como parceira nos outros projetos. "Queremos contribuir no processo de melhoria na qualidade de vida das pessoas na capital".
*Turismo movimenta a "Sala Verde"
*Acadêmicos do terceiro período de Turismo realizam aula prática na Sala Verde da Faculdade São Lucas. O trabalho de Educação Ambiental foi feito na disciplina de Ecoturismo. A ação reuniu cerca de 25 acadêmicos que debateram a situação de reservas e parques de Rondônia. A apresentação começou com uma análise sobre o Parque Ecológico.
*A professora Nanci Costa disse que o trabalho é fundamental porque estimula os acadêmicos na realização de projetos científicos, mas também concentra atividades práticas. "As atividades desenvolvidas neste local reúnem conceitos teóricos e práticos". O projeto da Sala Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Faculdade São Lucas.
*A Sala Verde é um espaço dedicado ao debate sobre o meio ambiente. No local serão realizadas exposições, mobilizações, apoio a campanhas, incentivo a ações ambientais, ações educacionais, contribuição com Ecoturismo, trabalho de conscientização e programas de valorização da área verde de Porto Velho. O projeto tem o apoio do IBAMA, SEDAM, EMBRAPA e outros órgãos estaduais e federais ligados ao meio ambiente.
*O acadêmico Roberto Trifiates disse que a oportunidade de discutir questões ambientais em um espaço destinado ao meio ambiente é muito importante. Já a acadêmica Juliana dos Santos Pereira destacou a qualidade da física da Sala Verde. Ela lembrou que a instituição destina um espaço equipado com fotos, livros e informações sobre o meio Ambiente para aos estudantes. "Gostei do local porque proporciona as condições ideais para obtenção do conhecimento".