Desembargadora do TJ/RO fala sobre a presença feminina na presidência do STF

Desembargadora do TJ/RO fala sobre a presença feminina na presidência do STF

Desembargadora do TJ/RO fala sobre a presença feminina na presidência do STF

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O comando da mais alta Corte de Justiça do Brasil ser de uma mulher, a carioca Ellen Gracie Northfleet, Ministra do Supremo Tribunal Federal, desde o ano 2000, sendo a primeira e até então única mulher a integrar esta corte, “é um fato histórico e o reconhecimento expresso da importância do trabalho da mulher no país. É uma honra”, disse a Desembargador Zelite Andrade Carneiro em entrevista ao site noticianahora.com.br. *Para a Desembargadora Zelite Carneiro, “a ministra Ellen Gracie dignifica as mulheres com a sua postura e com a sua eleição em um colegiado masculino em que a rigidez do tom é quebrada pela sua presença feminina”. Sobre se haverá algum tipo de mudança na condução do Supremo Tribunal Federal pelo fato de a presidência ser de uma mulher, a Desembargadora assim se manifestou: *“Certamente que a ministra Ellen Gracie vai imprimir, no exercício da sua administração, seu jeito especial de ser. A sensibilidade feminina, por certo, determinará um ritmo de administração especial”. *Quanto ao fato de que em Rondônia o Tribunal de Justiça nunca teve uma mulher na sua presidência, a Desembargadora responde que, “com efeito, nunca tivemos uma mulher na presidência do TJ. Mas não será impossível vez que integram a Corte duas mulheres. Mais cedo ou mais tarde isso poderá acontecer”. *De acordo com a ordem de antiguidade na Corte de Justiça do Estado de Rondônia, a Desembargadora Zelite Carneiro, se posiciona logo após o Desembargador Sebastião Chaves, atual presidente do Tribunal. Logo, mantida a tradição de eleição para presidência do Tribunal de Justiça do Estado, a Desembargadora deve ocupar a cadeira de presidencial da Corte no biênio 2008/2009. *Quanto a Ministra Ellen Gracie também presidir o Conselho Nacional da Justiça, a Desembargadora Zelite Carneiro afirma que é uma conseqüência natural pela sua condição de presidente do STF. Sobre como vai ser o comportamento da Ministra Gracie no comando do CNJ, diz que “com o tempo é que conheceremos a dinâmica que a ministra vai imprimir na condução dos trabalhos do CNJ” e acreditar firmemente que a Ministra cumprirá à risca os objetivos fundamentais do Conselho “porque ela tem se pautado na sua vida jurídica pela fiel observância das leis. Certamente o seu toque especial marcará a sua administração. As pessoas podem até se surpreender com a firmeza com que a ministra Ellen Gracie possa conduzir as questões polêmicas que venha a enfrentar, porque sensibilidade não significa fragilidade”, finalizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS