Programa “Mais Saúde, Mais Vida” beneficiará mais de 28.700 gestantes em RO

Programa “Mais Saúde, Mais Vida” beneficiará mais de 28.700 gestantes em RO

Programa “Mais Saúde, Mais Vida” beneficiará mais de 28.700 gestantes em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O programa “Mais Saúde, Mais Vida”, que será lançado nos próximos dias, beneficiará mais de 28.700 gestantes em todo o Estado. A ação do governo de Rondônia visa diretamente à proteção de gestantes e recém-nascidos. O programa, que tem um investimento anual de aproximadamente 5 milhões de reais, terá valores 25% mais barato que a tabela do SUS, a economia do Estado é de aproximadamente 1,5 milhão de reais. *O programa será desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa, Ensino e Diagnósticos (Iped) que funciona, com excelência, em Estados como: Moto Grosso do Sul (MS), Goiás (GO) e Sergipe (SE). O Iped é de responsabilidade da Apae de Campo Grande (MS), uma instituição idônea e com ações concretas. O programa recebeu voto favorável do Conselho Estadual de Saúde (CES) para implantação. *“O desconto geral conseguido pela administração Ivo Cassol permite um custo de R$ 204,72 por gestante atendida. Se o governo do Estado realizasse o serviço pela tabela do SUS o valor subiria para R$ 272,96. A tabela do SUS indica os valores a serem pagos por itens e serviços em todo o Brasil. O programa também prevê um repasse de recursos para APAE de Porto Velho e para a associação estadual das Apaes” explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde, acrescentando que o CES demonstrou conhecimento dos benefícios do programa e agiu com responsabilidade. *O “Mais Saúde, Mais Vida” prevê a realização de 24 tipos de exames para gestantes. As analises laboratoriais abrangem entre outros: toxoplasmose, rubéola, chagas, citomegaloviros, tireóide, HIV, fenilatina materna, HTLV, sífilis e clamídia. O Estado receberá além do desconto de 25% mais 4 tipos de analises gratuitamente. O Iped disponibilizará a custo zero os exames de genotipagem, carga viral, PCR qualitativo e western blot. *Benefícios para os 52 municípios – Os 52 municípios serão beneficiados, cada um coletará amostras de sangue das gestantes locais e enviarão ao laboratório de referência em Porto Velho. Após as analises os resultados serão remetidos às cidades de origem. Os casos identificados para tratamento terão acompanhamento de uma equipe composta por infectologista, ginecologista, enfermeiro, assistente social e psicólogo. O acompanhamento ambulatorial também será realizado a custo zero para o Estado. *“O impacto social do programa possibilitará a redução à mortalidade neonatal (por causas evitáveis), a identificação de prematuros e má formação congênita, o aumento do diagnóstico em grávidas com HIV, aumento da cobertura pré-natal, assegurando uma gravidez sadia e a redução da transmissão vertical de algumas doenças para o recém-nascido” disse Milton Moreira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS