Espaço conquistado - por Hamilton Lima

Espaço conquistado - por Hamilton Lima

Espaço conquistado - por Hamilton Lima

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A data de comemoração do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, carrega consigo a briga inata do ser contra a natureza, do ser contra o poder, do fraco contra o forte, da inteligência contra o machismo, da vida contra a morte, da liberdade contra a opressão do capital e seus interesses escusos. *É sempre bom lembrar que a data não foi criada com o intuito de distribuir flores, perfumes, bombons e presentes de ocasião para alijar as mulheres do fato maior, a morte das operárias de uma fábrica de tecidos situada na cidade de Nova Iorque, onde uma greve acontecia e a polícia e os patrões providenciaram um incêndio matando por asfixia e queimaduras 130 cidadãs que exigiam seus direitos. *As mulheres costumavam trabalhar 16 horas diárias naquele tempo, por exigência dos patrões, e recebiam um terço do salário dos homens, num ato discriminatório sem igual. *Em 1910 durante uma conferência na Dinamarca ficou decidido que a data da tragédia deveria ser marcada como um grito de libertação, só reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 1975. *Tragédia, omissão de autoridades, fatos que dominam ainda a vida de milhões de mulheres por todo mundo, quando o corpo social esquece de quem fornece vida e energia aos seres na maternidade e amamentação, conforto, carinho e companheirismo aos homens e seus rebentos nos momentos mais importantes da vida. *Infelizmente parte das mulheres se deixa levar pela onda consumista e esquece do sacrifício registrado das operárias norte-americanas, cujo sacrifício estimula a luta por mais direitos ao longo de milhares de anos. *Mulheres dirigentes como Cleópatra, Catarina da Rússia, Indira Gandhi, Golda Meyr, Corazon Aquino, e outras tantas comprovaram a capacidade de dirigir nações em tempos de crise. *Ana Néri, Luíza Erondina, Marta Suplicy, Rosinha Matheus, Benedita da Silva provaram nas terras tupiniquins sua capacidade de compartilhar o que tinham de melhor com o país. *Esse dia político tem sido transformado numa data de consumo, mas milhares de Julianas, Silmaras, Marias, Danielas, Anas, Janaínas, Cristinas, Maras, Marlis, Catarinas e outras tantas denominações maravilhosas continuam emprestando sua inteligência, seu carinho, garra e determinação a homens carentes e muitas vezes equivocados como exemplo de vida. Todas elas merecem aplausos e flores, não pelo consumo, mas sim pelo ideal proposto ao nascer de cada dia, onde rivalizam com o sol em energia e importância. Que todas sejam louvadas, como propunha o profeta árabe.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS