Projeto de criação de peixes em tanques-rede tem aprovação da Sedam

Projeto de criação de peixes em tanques-rede tem aprovação da Sedam

 Projeto de criação de peixes em tanques-rede tem aprovação da Sedam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Augustinho Pastore, a primeira largada para a criação de peixe em tanques-rede foi dada, em grande estilo em Rondônia, e os resultados técnicos comprovam a viabilidade técnica e econômica da criação de tambaqui em tanques-rede nos rios e igarapés da Amazônia.

* Ele anunciou que no próximo mês, o projeto também será implantado na Colônia de Pescadores de Guajará-Mirim e Costa Marques.

*"O pescador precisa realmente é de alternativa descente para adquirir o sustento de sua família. Entendemos que a tecnologia que Rondônia dispõe na criação de peixes em tanques-rede é suficiente para produzir pescado, em escala comercial, e atender as necessidades das famílias ribeirinhas.

*Desta forma, nossos cardumes terão um descanso para se recompor. Enquanto o pescador se ocupar em criar peixes em tanques-rede, ele pára com a atividade predatória e, assim, passará a contribuir para a redução dos estoques pesqueiros que não suportam os atuais níveis de exploração da pesca profissional em todos os rios tributários de Rondônia", destacou o secretário.

*O responsável pela proposta, o engenheiro de pesca Antônio Almeida atribui a escolha do tambaqui ao seu alto valor comercial e cita que há facilidade de escoamento do pescado, já que é um peixe muito procurado para a compra, porém pouco ofertado no mercado. "O tambaqui é um peixe que promete muito em termos comerciais", avalia.

*Hoje, tenta-se conciliar a criação do tambaqui com as outras atividades do cotidiano do pescador. Por exemplo, a alimentação dos peixes é feita três vezes ao dia, nos horários em que os pescadores estão livres dos seus afazeres com a pesca.

* Espera-se que no final do ano já existam resultados que apontem se o projeto é viável ou não, com os peixes atingindo tamanhos satisfatórios para a comercialização e bons índices de sobrevivência.

*"A partir de agora, com resultados positivos obtidos, o cultivo poderá ser levado para outros municípios e os próprios pescadores serão capazes de utilizar a técnica e cuidar da produção.

*É por esse motivo que se valoriza tanto a participação dos pescadores no projeto. Além disso, espera-se melhorar a qualidade de vida deles - aumentando o rendimento das famílias - e também do ambiente, evitando a sua degradação através do menor esforço de pesca sobre a espécie que é cultivada".

*O pescador Aldano Alves de Oliveira, 62, avalia a alternativa de forma positiva. "Hoje a gente viu que valeu a pena acreditar. Agora podemos começar a sonhar com um futuro melhor", ressalta. O pescador conta que viver somente da pesca está cada vez mais difícil. "Não dá mais para trabalhar só com a pesca.

* Os peixes estão sumindo e os seus valores caindo no mercado. Este projeto trouxe para os pescadores de Candeias do Jamari uma expectativa de uma vida mais promissora, com menos dificuldades. Toda a categoria está contente com os resultados", explica.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS