Este será o primeiro desafio da equipe comandada por Luiz Felipe Scolari após o título da Copa das Confederações
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Depois da conquista da Copa das Confederações, aplicando 3 a 0 na Espanha na decisão, a Seleção Brasileira volta a campo de espírito renovado para enfrentar a Suíça, em amistoso programado para esta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), no Estádio St. Jacob-Park, na Basileia, na Suíça.
Foto: Mowa Sports
O técnico da equipe, Luiz Felipe Scolari, pretende aproveitar este bom momento para poder encorpar ainda mais a base montada durante a Copa das Confederações, liderada mais uma vez por Neymar. O treinador sabe que seu time precisa chegar entrosado e bem equilibrado para a grande prioridade, que é a Copa do Mundo de 2014.
“Teremos contra a Suíça mais uma oportunidade de colocarmos a Seleção Brasileira para jogar e melhorar aquilo que precisamos consertar. Fomos bem na Copa das Confederações, mas sabemos que a Copa do Mundo vai exigir muito mais de nós e, portanto, temos que evoluir. Esses amistosos que estão por vir, até o Mundial, serão fundamentais neste trabalho”, afirmou o treinador.
Os jogadores brasileiros concordam que o clima é altamente positivo, mas sabem que a cobrança voltará a ser forte se os resultados nos amistosos não forem satisfatórios.
“A Copa das Confederações está na lembrança do torcedor, especialmente a vitória sobre a Espanha na decisão. Mas entendemos que, se os resultados nos amistosos forem ruins, logo voltarão a cobrar, pois a pressão na Seleção será sempre grande e isso é compreensível. Portanto, temos de tratar essa partida com a Suíça com a seriedade que ela merece”, analisou o atacante Fred.
O único problema de Felipão para a partida desta quarta, em relação aos 11 que entraram em campo na final da Copa das Confederações, é o zagueiro David Luiz, que não foi a campo no único treino da Seleção para o duelo contra a Suíça. Enquanto o elenco realizou atividade no St. Jacob Park Stadium, o defensor permaneceu no hotel, sob os cuidados do departamento de fisioterapia.
O atleta se recupera de dores no joelho direito e deve ficar no banco de reservas, cedendo seu lugar a Dante, na dupla de zaga formada com Thiago Silva. Além do problema do jogador, Felipão confirmou que planeja fazer duas ou três alterações na equipe campeã.
Pelo lado da Suíça, o Brasil pode esperar um adversário complicado. O time venceu Chipre por 1 a 0 em seu último jogo nas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 e lidera o Grupo E com 14 pontos, com a classificação muito bem encaminhada.
“Sabemos o que representa enfrentar a Seleção Brasileira e podemos fazer um grande jogo contra eles. Não vamos mudar o nosso estilo de jogo, ainda mais porque é um amistoso em que vamos poder observar qual proposta de jogo deve prevalecer. A minha expectativa é de uma grande partida”, disse o alemão Ottmar Hitzfeld, técnico da Suíça.
O único desfalque na Suíça será o zagueiro Johan Djourou, emprestado ao Hamburgo pelo Arsenal. Durante esta pré-temporada europeia, o jogador sofreu lesão, foi operado nesta segunda e será baixa pelas próximas duas semanas. A dupla de zaga será formada por Philippe Senderos e Timm Klose.
Já no meio-campo, Hitzfeld substituirá Gokhan Inler, suspenso para a próxima rodada das Eliminatórias, por Blerim Dzemaili. A dúvida do treinador fica no ataque, em que Seferovic e Gavranovic disputarão uma vaga de centroavante, no esquema tático 4-5-1.
A principal estrela dos anfitriões é o jovem atacante Xherdan Shaqiri, uma jovem revelação do Bayern de Munique. Ele deverá dar muito trabalho para a defesa de Felipão, que chegou a receber de jogadores que jogam na Alemanha informações sobre a qualidade deste atleta. A Suíça aparece em 15º lugar no Ranking da Fifa, enquanto a Seleção Brasileira está na nona colocação.
FICHA TÉCNICA
SUÍÇA X BRASIL
Local: Estádio St. Jacob-Park, na Basileia (Suíça)
Data: 14 de agosto de 2013 (Quarta-feira)
Horário: 15h45(de Brasília)
Árbitro: não divulgado pela organização
SUÍÇA
Diego Benaglio, Stephan Lichtsteiner, Philippe Senderos, Timm Klose e Ricardo Rodriguez; Valon Behrami, Valentin Stocker, Blerim Dzemaili e Granit Xhaka; Xherdan Shaqiri e Mario Gavranovic (Seferovic). Técnico: Ottmar Hitzfeld.
BRASIL
Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, Dante (David Luiz) e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar e Hulk; Neymar e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!