A organização do Rally Dakar confirmou na manhã desta quarta-feira a morte do piloto francês Pascal Terry, de 49 anos. As autoridades locais ainda não informaram o motivo da morte.
Terry avisou a organização da prova na segunda especial do rali, no dia 4 de janeiro, que estava sem gasolina no trecho entre Santa Rosa de la Pampa e Puerto Madryn, porém um outro piloto passou pelo local e cedeu o combustível para o competidor.
Logo após o episódio foi averiguado que ele não havia voltado para a trilha e a organização tentou acioná-lo pelo sistema de segurança, porém ficou sem resposta de Terry. No dia 5 de janeiro a organização do Dakar na França confirmou que recebeu do piloto um chamado de emergência e foi acionado um chamado de busca nacional. Todas essas primeiras tentativas de localização de Pascal foram sem sucesso.
À meia noite do dia 6 de janeiro foi avisado que Pascal Terry estava no acampamento do Dakar, mas na noite de ontem (6) foi verificado que a pessoa indicada como o piloto no local não era ele e as buscas foram retomadas.
Às 2h10 desta quarta-feira (7) o corpo de Pascal Terry foi encontrado à 15 metros de sua moto, embaixo de uma árvore com comida e água ao redor. O acesso ao local, trecho da segunda especial, entre Santa Rosa de Puerto Madryn, é muito difícil já que trata-se de um terreno acidentado.
Estréia - Pascal Terry fazia o seu primeiro Dakar e foi levado para a América do Sul por seu amigo Pascal Gilbert, que o queria com ele competindo nos carros, porém foi convencido à disputa nas motos. "Sonho em estar no Dakar desde que ele começou", disse o piloto antes de começar a competição.
Ele disse que estava difícil "manter a cabeça fria" enquanto esperava pelo início do Dakar, mas seguia confiante em completar a prova. "Penso que vai ser excepcional. O lugar é fabuloso. Vamos viver um grande momento e vou fazer o que puder para aproveitar ao máximo todas as etapas do rali", declarou Pascal Terry. O Rali Dacar 2009 teve sua primeira vítima fatal. O motociclista francês Pascal Terry, de 49 anos, foi encontrado morto na madrugada de terça para quarta-feira, informaram fontes da organização da prova.
Terry era procurado desde domingo, durante a segunda etapa da competição, entre as cidades de Santa Rosa e Puerto Madryn, na Argentina.
- O piloto estava em um local de acesso muito difícil, em meio a uma vegetação muito densa, a 15 metros da moto. Ele havia retirado o capacete e se refugiado à sombra, com alimentos encontrados perto dele - afirma um comunicado dos organizadores.
A polícia e a Justiça da província de La Pampa iniciaram uma investigação para determinar as causas da morte. Terry é o 48º piloto a falecer durante a disputa do rali desde a primeira edição do Dacar, em 1979.
COMA
Dois britânicos que participam do Rali Dacar na categoria carros foram colocados em coma induzido em Santa Rosa (centro da Argentina) depois de terem sofrido um acidente sábado durante a primeira etapa, anunciaram nesta terça-feira os organizadores do evento.
Com graves problemas pulmonares, Paul Green e seu co-piloto Matthew Harrison foram internados em Santa Rosa, à chegada da primeira etapa, e colocados em coma induzido para acelerar sua recuperação.