DESPENCOU
O governador Marcos Rocha se surpreendeu pela segunda vez em Guajará-Mirim. Durante o segundo turno da campanha para o governo, Rocha ficou deslumbrado com o apoio da população à sua candidatura. No fim de semana, cumprindo agenda em Guajará, ele foi recebido com protesto.
SAÚDE
As manifestações foram por conta da demora nas ações de combate a pandemia de COVID-19 na região, onde já foram registradas 37 mortes.
HOSPITAL REGIONAL
A obra inacabada do Hospital Regional de Guajará-Mirim, prometida como prioritária durante as eleições, também é outra frustação da população que confiava não estar caindo em mais um conto ao votar no Governador.
MANIFESTAÇÃO
Na chegada à Guajará, Marcos Rocha e sua equipe foram recebidos com cruzes colocadas no chão em alusão às mortes pela pandemia. Faixas e cartazes com manifestações de repúdio ao Governo Estadual foram dispostos durante todo o trajeto que o governador seguiu.
FOGO AMIGO OU FALTA DE COMUNICAÇÃO
Não Vou citar nomes para não constranger ninguém. Na sexta-feira,19, eu conversei com algumas pessoas na prefeitura e perguntei sobre a UPA de Jaci Paraná. Ninguém “lembrou” de dizer que ontem a Unidade de Saúde finalmente seria inaugurada.
AVISO
Logo que a Coluna foi publicada, um leitor de Jaci Paraná mandou mensagem dizendo que naquele momento estava ocorrendo a solenidade de inauguração da tal Upa que eu me referia na coluna.
MERETRIZ
Agradeci a gentileza e disse ao Nobre que tem casos onde alguns gestores gostam de agir como algumas damas da ficção erótica que só funcionam na “chibata”, como diz um amigo pernambucano que é da Segurança Pública de Rondônia.
ACOMODAÇÃO
Já escrevi aqui na coluna sobre a falta de comunicação que existe dentro de setores de comunicação de órgãos públicos. Quando a vaidade der lugar ao trabalho talvez os “tapados” que estão temporários no serviço público consigam ter suas ações melhor divulgadas.
SOBRE A UPA
O prefeito Hildon Chaves, com muita alegria e sentimento de missão cumprida, finalmente inaugurou a prometida UPA 24 horas de Jaci Paraná, distrito localizado à 80 km de Porto Velho. Hildon tirou um peso das costas da Secretária Municipal de Saúde, Eliana pasini, que já tinha esgotado seu repertório de adiamentos relacionados a dita UPA.
USINA
A UPA faz parte de um pacote de investimentos da Santo Antônio Energia, no valor de R$ 30 milhões, de compensação sócio-ambiental exclusiva para Jaci-Paraná.
SERVIÇO
O Pronto Atendimento terá capacidade para realizar procedimentos de urgência 24 horas. Foram contratados 50 profissionais para trabalhar na UPA, sendo que cada plantão conta com dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem.
SAMU
Os pacientes terão apoio do Samu que ganhou uma base ao lado da UPA, com ambulâncias para suporte no serviço de socorro à população. A Unidade vai beneficiar todos os distritos localizados ao longo da BR 364 e também Ponta do Abunã, cobrindo cerca de 70 mil pessoas.
IRRESPONSABILIDADE
Uma cambada de irresponsáveis foi flagrada pela Polícia Militar, em Ariquemes, comemorando o desrespeito à vida. O dono da casa onde acontecia a festa assinou termo de responsabilidade por infringir a lei durante a quarentena e mais um B.O por ter mentido o nome para os PMs.
FARRA
O Tribunal de Contas do Estado, TCE, recebeu denúncia relatando irregularidades na Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS), como excesso de cargos comissionados com pessoas não qualificadas.
ENTIDADES
Segundo o Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA) existe ilegalidade por não haver profissionais específicos para atuar com a política social, como assistentes sociais e também sociólogos.
INEFICÁCIA
Segundo a assistente social Denise Campos é notória à inércia e pouca efetividade nas políticas sociais para atendimento de grupos mais vulneráveis, como crianças e adolescentes.
DENÚNCIA
O documento entregue ao TCE é assinado por várias organizações que congregam no Fórum DCA, alguns ativistas sociais, como assistentes sociais, sociólogos e conselheiros de direitos.
NÃO GOSTARAM
Um grupo de pastores não gostou da enquete do Rondoniaovivo, no Facebook, perguntando sobre Projeto de Lei sancionado pelo Governador Marcos Rocha que transforma igrejas e templos em serviços essenciais não podendo ser fechadas durante a pandemia.
OBJETIVO
Como vivemos uma pandemia mundial a enquete questionou os internautas, em razão de igrejas e templos serem lugares onde comparecem grande quantidade de pessoas e isso poderia levar a aumentar o número de casos de Coronavírus.
REVOLTA
Num grupo de WhatsApp com pastores evangélicos de Porto Velho, foi pedido aos fiéis para votarem na enquete, no sentido de manipular o resultado. A família do proprietário do Rondoniaovivo também foi alvo de ataques, como se fosse errado buscar conhecer a opinião pública.
QUESTIONAMENTO
A pergunta era: “Você concorda que é serviço essencial?”, os internautas responderam e dividiram opiniões.
Ao todo foram 5,3 mil votos, desses 51% (2,6 mil) responderam não é serviço essencial e 49% (2,5 mil) votaram como serviço essencial e concordaram que devem abrir.
DIREITO PARA TODOS
É curioso ver quem poderia dar a outra face, se assim se sentisse ofendido, manifestar insulto ao direito do pensamento. Liderança é uma autoridade que se constrói pelo exemplo, pela admiração, pelo respeito. Sem necessidade de afrontar quem quer que seja ou obrigar que todos pensem da mesma forma.