GUARDIÃES: Série documental do Príncipe William apresenta episódio gravado na Amazônia

Disponível na BBC Earth, esse episódio destaca o papel dos povos indígenas e de seus territórios na proteção da biodiversidade, do meio ambiente e na manutenção do equilíbrio climático.

GUARDIÃES: Série documental do Príncipe William apresenta episódio gravado na Amazônia

Príncipe William, narrador do trailer e da introdução dos episódios da série Guardiães / Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

O príncipe William e o programa United for Wildlife da The Royal Foundation lançaram no dia 27 de junho o último episódio da sua série documental de seis episódios chamada Guardiães, que busca mudar percepções sobre os protetores da natureza, promovendo reconhecimento e orgulho do trabalho vital, mas não percebido, que eles realizam.

 

A série documental inédita foi idealizada pelo príncipe William, que narrou o trailer e as introduções dos episódios. Cada episódio se concentra em uma comunidade diferente de protetores da natureza em todo o mundo e nos desafios específicos que eles enfrentam ao proteger espécies ameaçadas de extinção e ecossistemas frágeis.

 

O último episódio se concentra na Terra Indígena Caru, no Brasil, e na história marcante das mulheres que vivem lá e que lutam para proteger seu território dos crescentes desmatamentos e incêndios ilegais e da caça furtiva.

 

Mulheres indígenas brasileiras no episódio final de Guardiães

 

O episódio final de Guardiães se concentra nas Guerreiras da Floresta, um grupo de guerreiras indígenas da floresta composto apenas por mulheres que lutam para proteger seu território de atividades ilegais no Brasil

 

Ele marca a última parte da série de seis episódios lançada pelo príncipe William e pelo programa United for Wildlife (Unidos pela Vida Selvagem) da The Royal Foundation, que busca oferecer uma nova visão sobre os guardas florestais em todo o mundo.

 

 

Disponível na BBC Earth, esse episódio destaca o papel dos povos indígenas e de seus territórios na proteção da biodiversidade, do meio ambiente e na manutenção do equilíbrio climático.

 

As Guerreiras da Floresta são um grupo de mulheres indígenas do povo Guajajara que vive na Terra Indígena Caru, no Brasil, há séculos. Usando tecnologia de ponta, como drones e câmeras com GPS, as Guerreiras da Floresta arriscam suas vidas para vigiar o território, localizar atividades ilegais e alertar as autoridades.
 

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Ela abriga um terço das espécies terrestres de plantas e animais do planeta e armazena bilhões de toneladas de carbono, ajudando a regular o clima global. No entanto, esse ecossistema essencial está em um ponto crítico e o impacto devastador do aumento do desmatamento e das mudanças climáticas se tornou um grande destaque na história recente. Nos últimos 50 anos, quase 20% da Amazônia foi destruída, provocando secas, incêndios florestais e inundações, o que afeta as vidas diárias dos povos indígenas.

 

O príncipe William disse:


"Eu tive o privilégio de conhecer alguns guardas florestais ao longo da minha vida e vi, em primeira mão, o trabalho essencial que eles realizam. No entanto, suas histórias são, muitas vezes, ignoradas ou malcompreendidas. A realidade é que proteger nossa natureza se tornou um dos trabalhos mais perigosos do planeta. Precisamos entender e reconhecer os guardiães da natureza e o trabalho essencial que eles realizam.''

 

"Os guardas que conhecemos nessa série são uma inspiração para todos nós. Todos os dias eles enfrentam riscos enormes se colocando na linha de frente na defesa da natureza, se posicionando entre caçadores ilegais e espécies ameaçadas, contribuindo para a coexistência sustentável entre humanos e animais e combatendo a perda de habitat.''

 

"Enquanto trabalham para proteger nossos oceanos, nossas florestas, nossas planícies, nossas montanhas e biodiversidade, eles também educam, fortalecem comunidades e fomentam a ciência. São heróis anônimos — verdadeiros guardiães da natureza, defendendo a natureza e o futuro do planeta para todos nós."

 

Emboscada

 

Desde a sua criação em 2014, o grupo Guerreiras da Floresta cresceu de apenas oito mulheres para 43. Elas viram, em primeira mão, o impacto que a demanda por recursos naturais e a atividade ilegal exerceram sobre a floresta tropical e arriscam suas vidas para protegerem seu território, bem como sua cultura.

 

Como parte do seu trabalho, elas percorrem ambientes perigosos, arriscam confrontos diretos e, às vezes, até mesmo emboscadas de caçadores e madeireiros ilegais. Em 2015, o grupo combateu um incêndio especialmente devastador que levou à morte trágica de uma das guerreiras envolvidas.

 

Ministra

 

Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil, que também aparece no episódio, afirmou:

"Hoje o movimento indígena global tem uma mensagem muito forte que diz: 'nós somos a resposta'. A humanidade deve entender o papel dos povos indígenas e de seus territórios na proteção da biodiversidade, do meio ambiente e na manutenção do equilíbrio climático. Todos estão buscando soluções distantes, mas, na verdade, elas estão bem aqui, nas mãos do povo que a protege através das suas formas de viver."

 

Sônia é do povo Guajajara e desempenhou um grande papel no embate de décadas para proteger as florestas tropicais e a cultura indígena. No início desta semana, durante a London Climate Action Week (Semana de Ação Climática de Londres), Sônia se juntou ao príncipe William e a líderes globais em uma mesa redonda de alto escalão que buscou o avanço de uma nova onda de ambição em relação à natureza e ao clima e o reconhecimento do papel essencial que os povos indígenas desempenham na saúde do nosso planeta.


Ministra Sônia Guajajara, retratada no último episódio de Guardiães


A série Guardiães foi coproduzida pela The Royal Foundation com o estúdio premiado Zandland e acompanha histórias extraordinárias de guardas florestais ao redor do mundo. Através de cenas imersivas e entrevistas envolventes, essa série destaca os esforços emocionais e técnicos desses guardiães e sua coragem para proteger não apenas o futuro da natureza, mas a cultura e a sabedoria enraizadas nela.
 

Além do episódio filmado no Brasil, outros episódios exploram com unidades de guardas na:

 

• República Centro-Africana e a deslumbrante área protegida Dzangha-Sangha, acompanhando um antigo caçador ilegal que agora dedica sua vida para proteger a fauna que, um dia, ele caçou.

• O Himalaia e a Índia, onde no alto do Vale de Spiti guardas trabalham para promover a coexistência entre leopardos-das-neves, conhecidos como Fantasmas do Himalaia, e as comunidades locais.

• Mar de Cortez, no México, já chamado de "aquário do mundo" – e a história de um antigo pescador ilegal que agora trabalha para proteger esse ecossistema ameaçado.

• Parque Nacional Kruger, na África do Sul, onde equipes trabalham dia e noite para proteger, resgatar e reabilitar rinocerontes criticamente em risco de extinção que enfrentam ameaças diárias de caçadores ilegais.

• Sri Lanka, onde especialistas veterinários trabalham incansavelmente para reabilitarem elefantes, leopardos e outros animais, enquanto conciliam funções de vigilância e mitigam conflitos entre humanos e elefantes.
A série pode ser vista em todas as mídias sociais e no YouTube da BBC Earth. Os episódios também estão sendo transmitidos em locais do Adventure Cinema em todo o Reino Unido.

 

Conclusão


Notas aos editores

 

Detalhes do episódio:


• Título: "As guardiãs da Terra Indígena Caru"
• Série: Guardiães
• Estreia em: Sexta-feira, 27 de junho
• Assunto: Guerreiras da Floresta
• Local: Terra Indígena Caru, Brasil
• Idioma: Inglês, português brasileiro
• Disponível nas mídias sociais e no canal do YouTube do BBC Earth (disponível mundialmente)
Há uma ampla variedade de títulos em uso ao redor do mundo, dos quais todos se encaixam na definição do termo "guarda florestal". Alguns outros títulos podem ser vistos aqui.

 

Sobre Guardiães


Guardiães é uma série desenvolvida para plataformas digitais com episódios de seis a dez minutos que oferece visões intimistas das vidas dos guardas florestais. O estilo "plano sobre o ombro" captura, de forma proposital, as histórias com detalhes intimistas para colocar os espectadores dentro da ação. Coproduzida pelo Zandland e pela The Royal Foundation, a série destaca os esforços extraordinários daqueles que protegem as espécies mais ameaçadas e os ecossistemas mais frágeis do nosso planeta.


Sobre The Royal Foundation of The Prince and Princess of Wales


The Royal Foundation of The Prince and Princess of Wales se orienta com base na crença de que a mudança sempre é possível e essa abordagem positiva faz com que ela se envolva em questões que antes pareciam desafios muito grandes para muitas pessoas.

 

A The Royal Foundation faz parcerias com as mentes mais inteligentes e ousadas, trabalhando lado a lado com especialistas com experiência, organizações e grupos para provocar mudanças duradouras. Através de programas como The Centre for Early Childhood (Centro para a Primeira Infância), Homewards (De volta para casa) e United for Wildlife, a The Royal Foundation criou parcerias por todo o mundo, colaborando para realizar um verdadeiro impacto no planeta e mudanças tangíveis.

 

Para mais informações acesse www.royalfoundation.com

 

Sobre United for Wildlife - Príncipe William


Fundada pelo príncipe William e pela The Royal Foundation em 2013, a United for Wildlife é uma aliança global sem precedentes do setor privado, agentes financeiros, governos e organizações sem fins lucrativos que trabalham juntos com o fim de promover uma resposta eficaz para as crises naturais mais urgentes, garantindo que tanto a vida selvagem quanto as pessoas prosperem.
Para mais informações acesse Link

 

Sobre a  Zandland

 

É uma produtora full-service premiada, fundada pelo cineasta e jornalista Benjamin Zand. Indicada a um prêmio Bafta por seu conteúdo digital inovador em formato curto, o objetivo da ZANDLAND é simples: impressionar mentes e transformar mundos. Conhecida por suas narrativas ousadas, jornalismo imersivo e produção inovadora, ela trabalha com todos os gêneros e plataformas – de séries limitadas de longa duração e documentários profundos até conteúdo de marca de alto impacto. Seja lidando com investigações impactantes ou criando formatos de entretenimento digital envolventes, a ZANDLAND se dedica a produzir histórias que mudam perspectivas e deixam um impacto duradouro.
Para mais informações acesse: Link

 

Sobre a BBC Studios Digital Brands

 

A BBC Studios Digital Brands é uma força motriz no cultivo e crescimento de comunidades de fãs por trás de algumas das franquias mais icônicas do mundo, como Bluey, BBC Earth, Doctor Who e o canal de comédia para a Geração Z, Funny Parts – alcançando um enorme público global de mais de 350 milhões de pessoas em mais de vinte países. Com o maior impacto social de qualquer emissora do Reino Unido, ela cria, encomenda e comercializa conteúdos voltados primeiramente para as redes sociais, atraindo públicos cinco vezes mais engajados do que seus concorrentes.

 

Duas vezes eleita Editor Europeu do Ano pelo Lovie Awards e com duas honrarias Diamond do YouTube, a divisão cria conteúdo premium e inclusivo que envolve profundamente o público, promovendo lealdade e conexão. A Digital Brands ajuda parceiros a acessarem oportunidades dinâmicas em publicidade, patrocínio, conteúdos de influenciadores e de marca, garantindo que suas marcas possam se conectar com suas comunidades de fãs de maneiras profundas e impactantes.
 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS