Mostra reune cerca de 240 artistas negros de todos os estados do Brasil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A exposição ‘Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro’ com abertura agendada para esta sexta-feira,02/08, no Sesc Belenzinho, em São Paulo tem representante rondoniense: a artista Marcela Bonfim. A exposição é exclusivamente dedicada à produção de artistas negros no Brasil. A ideia é dar visibilidade à centralidade do pensamento negro no campo de artes visuais brasileiras, em diferentes tempos e lugares.
A artista Marcela Bonfim participa da exposição com a mostra ‘Alma Adornada’, que é o resultado de um processo de troca de saberes e vivências. As fotos retratam o trabalho de imersão em Paraty (RJ) a partir das histórias das mulheres retratadas. Diante da desigualdade, é necessário promover uma reflexão sobre novas formas de compreensão dos processos históricos excludentes.
Com curadoria assinada por Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro – apresentará ao público obras de cerca de 240 artistas negros de todos os estados do Brasil, em diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o início do século XXI.
Com curadoria assinada por Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro – apresentará ao público obras de cerca de 240 artistas negros de todos os estados do Brasil, em diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o início do século XXI.
“Como uma instituição que tem na diversidade uma de suas principais marcas, o Sesc busca por meio de suas ações dar voz aos mais diversos segmentos sociais, estimulando o debate e ajudando a registrar a história e cultura de nosso povo em toda sua abrangência e riqueza.Dentro dessas premissas, o projeto Dos Brasis lançou um olhar aprofundado sobre a produção artística afro-brasileira e sua presença na construção da história da arte no Brasil. Um trabalho que contou com nossos analistas de cultura em todo o país, em um grande alinhamento nacional. A exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro é a culminância desse processo e oferece ao público não só a oportunidade de conhecer a obra de artistas e intelectuais negros, com também de refletir sobre sua participação nos diversos contextos sociais”, disse o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo.
A equipe curatorial pesquisou obras e documentos em ateliês, portfólios e coleções públicas e particulares, para oferecer ao público a oportunidade de conhecer um recorte da história da arte produzida pela população negra do Brasil e entender a centralidade do pensamento negro na arte brasileira.
Exposição Dos Brasis - Arte e Pensamento Negro
De Rondônia: Marcela Bonfim – Jaú (SP) e Porto Velho (RO), 1983, em parceria com Dani Guirra Rondonópolis (MT), 1985
Nucleo Amefricanas: Marcela Bonfim, fotógrafa e multiartista paulistana nascida em Jaú, hoje mora e trabalha em Porto Velho. Em seu percurso, investiga olhares voltados à população negra amazônida, mas também, àquelas demais que alcancem seu olhar, refletindo o modo de se ver e ser visto, investigando relações da identidade e da imagem no mundo.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!