“É mais do que um prato, é uma herança cultural que nos conecta às nossas raízes”, afirma a remanescente quilombola, Izabel Mendes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um vídeo que destaca a rica tradição culinária da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, localizada em Pimenteiras do Oeste, Rondônia, foi premiado no Edital “Sabores e Saberes da Gastronomia Quilombola”, promovido pela Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura.
O Prêmio reconheceu 50 iniciativas em todo o Brasil, destacando esforços na preservação e promoção da culinária quilombola. O objetivo da premiação é evidenciar costumes, práticas e, ao mesmo tempo, valorizar a importância econômica dessas tradições nas comunidades, oferecendo potenciais fontes de geração de renda.
A produção rondoniense, intitulada “Caldeirada de Pintado”, foi coordenada pela remanescente quilombola Izabel Mendes, carinhosamente conhecida como Beca Mendes.
Herança cultural
A parceria entre a Associação Diversidade Amazônica (ACEMDA) e o Ponto de Cultura, Memória Serpentário Produções, resultou em um vídeo que apresenta o processo de preparo da tradicional caldeirada de pintado, um prato apreciado há gerações pelos remanescentes quilombolas à beira do Rio Guaporé.
Beca Mendes afirma que a caldeirada, apesar de sua simplicidade no preparo, é reconhecida pela sua extraordinária combinação de sabores, conquistando o paladar de todos que a experimentam. “É mais do que um prato, é uma herança cultural que nos conecta às nossas raízes”, afirma.
A equipe responsável pela produção do vídeo incluiu profissionais dedicados à captura de áudio, produção, cinematografia e edição. Marcio Guilhermon foi responsável pela captação de áudio, Pietro Paulo Di Amurin atuou como assistente de produção, Washington Kuipers como cinegrafista e editor de vídeo, com direção geral de Andréia Machado.
O vídeo premiado não apenas resgata tradições culinárias, mas também serve como um testemunho audiovisual, preservando e compartilhando com as futuras gerações o rico legado gastronômico da Comunidade Quilombola de Santa Cruz. O reconhecimento nacional é um sinal da importância e relevância dessas práticas culturais na diversidade do patrimônio brasileiro.
Beca Mendes expressou sua gratidão pelo reconhecimento nacional, destacando a importância do prêmio para a visibilidade do trabalho realizado na região. “Estamos muito felizes com essa premiação que mostra que o trabalho que estamos realizando aqui no interior de Rondônia está sendo reconhecido nacionalmente. Gratidão Sempre”, disse emocionada.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!