Sessão de “Mestre Sirso: quando o mundo é silêncio a vibração é mestre”, filme de Emanuela Palma, ocorre nesta terça, 29, às 15h, no IFRO Calama
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os grupos de pesquisa e extensão em Audiovisual (GPEA) e Rádio, Educação e Cidadania (REC), vinculados à Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizam o evento “Silêncios e Vibrações” na terça-feira, 29, às 15h, no Campus Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).
Trata-se da exibição do documentário “Mestre Sirso: quando o mundo é silêncio a vibração é mestre”, seguida de um bate papo com a diretora Emanuela Palma, a coordenadora do REC, professora Evelyn Morales, e os participantes da plateia. A classificação indicativa é livre e haverá interpretação em LIBRAS.
A ação é parte da campanha de distribuição de impacto do filme, que considera o mês de novembro propício para discussões e reflexões sobre a Consciência Negra.
“É um evento relevante para provocar reflexões, com ênfase na cidadania, especialmente por abordar um tema social urgente com diferentes sujeitos e instituições”, comenta Evelyn Morales. “É necessário quebrar o silêncio sobre algumas questões que não podem ser banalizadas e reverberar as vibrações para além do/a cidadão/ã que passa por quaisquer situações no convívio em sociedade”, destaca a professora.
O filme retrata as profundezas do racismo estrutural no Brasil. O protagonista, mestre Sirso, que dá nome ao documentário, vive em Cascavel, no interior do Paraná. É um homem surdo, negro, que perdeu a audição quando ainda era criança, vítima da epidemia de meningite, em 1977, negada naquela época pelo regime da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985).
A vida de Sirso foi ressignificada ao entrar na Roda de Capoeira. Ao sentir a vibração do som, rompeu o silêncio e iniciou uma luta por inclusão na sociedade. “Esse filme nos convida a conhecer a história de um homem negro e surdo, e a refletir sobre como o Brasil ainda vive as sombras do racismo estrutural”, explica Emanuela Palma. “A história de Sirso representa a de muitos negros e surdos no Brasil”, conclui a diretora.
Para mais informações sobre o filme acesse o perfil no Instagram @mestresirsofilme e o site www.mestresirsofilme.com
Serviço
O que: Evento “Silêncios e Vibrações” com exibição do filme “Mestre Sirso: quando o mundo é silêncio a vibração é mestre”, de Emanuela Palma (Classificação LIVRE | interpretação LIBRAS | entrada gratuita)
Quando: 29/11/2022 às 15h
Onde: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Av. Calama, nº 4985 - Flodoaldo Pontes Pinto, Porto Velho/RO
Público-alvo: estudantes e comunidade em geral
Contatos: Evelyn Morales – coordenadora do grupo REC (69 99234-7596); Emanuela Palma – diretora do filme (21 97877-9636).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!