PRESENCIAL: Veja programação da V Mostra Sesc de Cinema em Porto Velho

Edição 2022 apresentará 31 filmes de diversas regiões do Brasil na mostra presencial

PRESENCIAL: Veja programação da V Mostra Sesc de Cinema  em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, por meio do Sesc Rondônia, realizará de 11 a 24 de novembro a Mostra Sesc de Cinema – MSDC no Audicine do Sesc Esplanada, em Porto Velho.

 

O evento é uma das principais iniciativas de promoção do cinema independente no Brasil e, em sua quinta edição, recebeu mais de 1.600 inscrições. Em Rondônia, a mostra retoma sua programação presencial, proporcionando o encontro com os realizadores, o que é um destaque positivo e necessário desta edição.

 

Ao todo, 31 filmes serão exibidos gratuitamente no Audicine do Sesc Esplanada, além da realização de 2 oficinas na área audiovisual, lançamento de livro e apresentações musicais. As obras foram avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados.

 

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, Raniery Araújo Coelho, celebra o fato do retorno da mostra presencial e reafirma o compromisso do Sesc na promoção de programação cultural acessível para o público. “A Mostra Sesc de Cinema é uma iniciativa que nos dá muito orgulho, tanto a nível nacional quanto regional, pelo incentivo da nossa cultura nacional e dos novos talentos, em uma programação plural e gratuita. Esperamos que toda população portovelhense possa desfrutar desta edição, sobretudo os trabalhadores do comércio”, comenta Raniery.

 

Confira a programação de sexta e sábado (No domingo não tem atividade. O evento retorna na segunda,14)

 

DIA 11/11 – SEXTA-FEIRA

 


19h - Apresentação musical de Anderson Benvindo e Rinaldo Santos.  Recriação ao vivo da trilha sonora dos 03 curtas que serão exibidos na noite. LIVRE


19h - Caipora (RO), de Rafa Correia. 7min. “Caipora” surge em meados de 2019, enquanto pesquisa acadêmica, e segue como trabalho independente em desenvolvimento. Consiste em um processo de criação colaborativa, com dramaturgia autoral, partindo da lenda amazônica Caipora – Protetora da Floresta, mesclando em experimentações audiovisuais elementos estéticos da cultura ribeirinha e acontecimentos contemporâneos, trazendo à tona temas como regionalismo, violência contra a mulher, resgate histórico da identidade local e a relação do ser humano com a floresta. LIVRE


19h30A trajetória das plantas (RO), de Kelven Félix.  13min. Em um pacífico e unido ecossistema, a vida de plantas e insetos correm lado a lado em harmonia, até que a chegada de um forasteiro transforma para sempre o futuro de todos que vivem ali. LIVRE


20h - O medo das Árvores (RO), de Édier William. 15min. Uma reflexão poética sobre a natureza, a arte e o feminino por meio do registro do processo de pesquisa, desenvolvimento e produção do novo espetáculo de um grupo de teatro, que resiste e insiste em fazer arte na geografia verde e incendiada pela estupidez, a Amazônia. LIVRE

 

DIA 12/11 – SÁBADO


18h -  Do maravilhoso amazônico: o Cabeça de Cuia e a Mãe da Seringueira (RO), de Coletivo Vozes e EnCantos Amazônicos 9min. O documentário “Do Maravilhoso Amazônico” é costurado pelas narrativas de uma mulher seringueira, que trabalhou em seringais da Bolívia e de Rondônia.

 

Maria Francisca nos conta suas vivências em uma Amazônia misteriosa, povoada por seres encantados que realizam uma espécie de intermediação entre o mundo selvagem das florestas e o mundo sociocultural dos homens. LIVRE


18h30 - Santo Antônio das Cachoeiras (RO), de Joesér Alvarez. 33min. Animadoc. Sobre a localidade de Santo Antônio das Cachoeiras – onde foi fundada a 1ª Missão pelos jesuítas portugueses no rio Madeira.

 

O relato aborda algumas das descobertas arqueológicas feitas ultimamente, enfatizando as ocupações indígenas pioneiras, centenas de anos antes da chegada dos colonizadores, o desaparecimento da Vila de Santo Antônio, da Estrada de ferro Madeira-Mamoré e o impacto dos projetos de colonização e mineração energética que mudaram a paisagem local. LIVRE


19h - Lançamento do livro “Documentário em Rondônia: realizadores, filmes e contextos de produção”; e conversa o autor Juliano Araújo e o documentarista Joesér Alvares. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS