ESTUDO: Quinze documentários sobre samba e os sambistas nacionais de destaque

Entre eles estão: Bezerra da Silva, Cartola, Geraldo Pereira, Heitor dos Prazeres, Jards Macalé, João da Baiana, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Pixinguinha, Saravah, Os avôs do samba, Partideiros, Partido alto

ESTUDO: Quinze documentários sobre samba e os sambistas  nacionais de destaque

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Revista Prosa Verso e Arte selecionou 15  documentários  para ouvir e estudar sobre o samba e os sambistas: Bezerra da Silva, Cartola, Geraldo Pereira, Heitor dos Prazeres, Jards Macalé, João da Baiana, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Paulinho da Viola,  Pixinguinha, Saravah, Os avôs do samba, Partideiros, Partido alto.

 

BEZERRA DA SILVA

(Cantor, compositor e instrumentista)

 

Documentário: Onde a coruja dorme

Sinopse: O cantor Bezerra da Silva tornou-se uma estrela nacional nos anos 80 durante a chamada “explosão do pagode”. Classificado inicialmente pela crítica como sambandido, sua música encantou o público brasileiro com crônicas cáusticas e extremamente bem humoradas sobre o cotidiano das favelas cariocas e da Baixada Fluminense. Poucos sabem o segredo do sucesso de Bezerra da Silva: sua equipe de compositores – pedreiros, trocadores de ônibus, carteiros, técnicos de refrigeração e biscateiros em geral. Sambistas genuínos escolhidos a dedo por Bezerra. Trabalhadores anônimos que cantam como ninguém o universo da malandragem carioca.

Ficha técnica

País/ano: Brasil, 2012

Duração: 1h12min.

Direção: Simplício Neto, Márcia Derraik

Produção executiva: Rodrigo Letier, Roberto Berliner e Marcia Derraik

Coordenação de produção: Lorena Bondarovsky

Direção de fotografia: Mauro Pinheiro Jr. ABC

Som: Pedro Moreira / Luis Eduardo “Boom”

Edição: Leonardo Domingues

Edição de som e mixagem: Denilson Campos

Produção: TvZERO e Antenna

Co-produção: Teleimage

Site do filme: Onde a coruja dorme

 

CARTOLA

(Compositor, cantor e violonista)

 

Documentário: Cartola – Música para os olhos

Sinopse: A história do samba segundo um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, o filme descreve um painel da formação cultural do Brasil.

Ficha técnica

País/ano: Brasil, 2006

Duração: 85 min.

Direção e Roteiro: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda

 

GERALDO PEREIRA

(Compositor e cantor)

Documentário: Geraldo Pereira, o rei do samba

Sinopse: É um filme musical que retrata parte da vida e da obra do compositor, cantor, ator, malandro e sambista Geraldo Pereira. Amigo de Cartola, o juiz-forano criou o samba sincopado, que influenciaria a bossa-nova anos mais tarde. Uma de suas mais conhecidas composições é “Falsa Baiana”, gravada por Gal Costa. Outros sambas importantes de sua autoria são: “Acertei no milhar”, “Escurinha”, “Sem compromisso”, “Pisei num despacho” e “Bolinha de Papel”.

Ficha técnica

País/ano: Brasil, 1999

Duração: 1h12 min.

Direção e roteiro: José Sette

 

HEITOR DOS PRAZERES

(Compositor, instrumentista e artista plástico)

Documentário: Heitor dos Prazeres

Sinopse: Memórias do sambista popular e pintor naif Heitor dos Prazeres em seu atelier na Cidade Nova, bairro decadente do Rio de Janeiro. No fim da vida, Heitor sobrevivia de seus sambas, seus quadros e suas recordações.

Ficha técnica

País/ano: Brasil, 1965

Duração: 13 min.

Direção e Roteiro: Antônio Carlos da Fontoura

Narração e música: Heitor dos Prazeres

Fotografia e Câmera: Affonso Beato

Montagem: Ruy Guerra

Produção: Canto Claro

 

JARDS MACALÉ

 

(Compositor, cantor, violonista, arranjador, produtor musical e ator)

Documentário: Jards Macalé, um morcego na porta principal

Sinopse: Uma luz sobre a trajetória nada linear deste artista contestador e personagem controverso da cultura brasileira nas últimas quatro décadas. Autor de Vapor barato e Movimento dos barcos, violonista, arranjador, ator e autor de trilhas de Nelson Pereira dos Santos, amigo pessoal de Lygia Clark e Hélio Oiticica.

Ficha técnica

Ano/país: Brasil, 2008

Duração: 71 min.

Direção: Marco Abujamra e João Pimentel

 

JOÃO DA BAIANA

 

(Compositor e pandeirista)

Documentário: Conversa de botequim

Sinopse: João da Baiana é o personagem principal deste documentário, mostrado em sua intimidade, lembrando as origens do samba, as perseguições e os preconceitos sofridos no passado. Participação especial de Donga e Pixinguinha.

Ficha técnica

País/ano: Brasil, 1972

Duração: 10 min.

Direção: Luiz Carlos Lacerda

*Documentário disponível no Porta Curtas AQUI!

 

NELSON CAVAQUINHO

 

(Compositor, cantor e instrumentista)

Documentário: Nelson Cavaquinho

Sinopse: Nelson em sua casa, no bar, na vizinhança, cantando e dedilhando o violão; Hirszman captou o compositor na sua rotina simples de poeta do povo. Um retrato afetivo para ser apreciado pelos fãs da música brasileira.

Ficha técnica

País/ano: Brasil, 1969

Duração:13 min.

Direção: Leon Hirszman

 

NOEL ROSA

 

(Compositor, cantor e violonista)

Documentário: Noel Rosa o poeta da vila

Sinopse: A trajetória de Noel Rosa, um dos maiores compositores da história da MPB, que trocou a faculdade de Medicina pelo samba e pela boemia carioca, na década de 20, tornando-se ídolo do rádio, aos 19 anos, com o enorme sucesso alcançado com a canção Com Que Roupa. O filme acompanha não apenas a carreira musical de Noel, como também sua vida afetiva que, até morrer prematuramente de tuberculose, dividiu-se entre dois grandes amores: Lindaura, jovem operária com quem se casou, e Ceci, dançarina com quem manteve um caso tempestuoso.

Ficha técnica

País/ano: Brasil, 2006

Duração: 100 min.

Direção: Ricardo Van Steen

Roteiro: Pedro Vicente

Elenco: Camila Pitanga, Flavio Bauraqui, Jonathan Haagensen, Paulo César Peréio, Rafael Raposo, Roberta Rodrigues, Supla

Produção: Paulo Dantas

Fotografia: Paulo Vainer

Trilha Sonora: Arto Lindsay

Classificação indicativa: 14 anos

 

PAULINHO DA VIOLA

 

(Compositor, cantor e instrumentista)

Documentário: Paulinho da Viola – meu tempo é hoje

Sinopse: O cantor, compositor e instrumentista Paulinho da Viola apresenta seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina peculiar e discreta, apresentando hábitos e costumes desconhecidos do grande público.

Ficha técnica

País/ano: Brasil, 2003

Duração: 83 min.

Direção: Izabel Jaguaribe

Roteiro: Izabel Jaguaribe, Joana Ventura, Zuenir Ventura

Elenco: Elton Medeiros, Marina Lima, Marisa Monte, Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho

Produção: Beto Bruno

Fotografia: Flávio Zangrandi

 

PIXINGUINHA

 

(Instrumentista, compositor, orquestrador e maestro)

Documentário: Pixinguinha e a Velha Guarda do samba

Sinopse: Em abril de 1954, nos festejos do 4º Centenário de São Paulo, Thomaz Farkas filmou uma apresentação de Pixinguinha com a Velha Guarda do samba. O filme recupera esse material perdido por cinquenta anos.

Ficha técnica

Ano/país: Brasil, 2007

Duração: 10 min.

Direção: Ricardo Dias e Thomaz Farkas

* Disponível no portal CURTAS.

 

Documentário: Pixinguinha

Sinopse: Depoimento intimista. O compositor fala de sua iniciação musical, dos velhos amigos e de seu ambiente caseiro – o piano, as partituras, os remédios. Na varanda, os cascos de bebidas vazios, resultado de reuniões com amigos. Começou no cavaquinho, tocou flauta e saxofone. Os antigos sucessos são relembrados no saxofone que Paulo Bitttencourt lhe deu de presente. Pixinguinha toca Carinhoso.

Ficha técnica

País/ano: Brasil, 1969

Duração: 13 min.

Direção e roteiro: João Carlos Horta

Técnico de som: Gianni Amico

Montagem: Gianni Amico e Geraldo Veloso

Produtora: Tekla Filmes Ltda

 

OUTROS DOCUMENTÁRIOS SOBRE O SAMBA E SAMBISTAS

 

Documentário: Saravah

 

Sinopse: Foi no mês de fevereiro de 1969 que o diretor de cinema francês Pierre Barouh desembarcou no Rio de Janeiro disposto a registrar em película momentos de uma música que, embora conhecesse pouco, o fascinava intensamente. O olhar do estrangeiro, de coração aberto para a música brasileira, capturou imagens que durante 36 anos permaneceram desconhecidas no país. Aqueles momentos registrados viraram o documetário Saravah, resultado das sessões de filmagem de Barouh com os ancestrais Pixinguinha e João da Baiana, então octagenários, os jovens Maria Bethânia (aos 21 anos) e Paulinho da Viola, tendo Baden Powell como elo de ligação entre gerações tão distantes e fundamentais da arte brasileira. Interessado nas intervenções culturais e religiosas da presença da África no Brasil, Barouh entrevista João da Baiana que, acompanhado por Baden ao violão, sapateia e toca prato e faca, enquanto entoa “Okekerê”, de sua autoria, e “Yaô”, de Pixinguinha. Um momento em que a história atemporal do Brasil é materializada em imagens pelas lentes de Barouh.

País/ano: Brasil, 1969

Duração: 91 min.

Direção: Pierre Barouh

 

Documentário: Os avôs do samba

 

Sinopse: Documentário gravado em 1978 com depoimentos de Carlos Cachaça e sua esposa, Dona Menininha, Nélson Cavaquinho tocando bandolim, Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Mano Décio, Cartola e Dona Zica.

Ficha Técnica

País/ano: Brasil, 1978

Duração: 23 min.

 

Documentário: Partideiros

 

Sinopse: Produzido em 1978, o documentário “Partideiros” reúne os grandes compositores do partido alto na década de 1970. Entre eles, Grupo Vissungo, Pandeirinho, Campolino, Casquinha, Argemiro, Osmar do Cavaco, Clementina de Jesus, Giovana, Xangô da Mangueira, Martinho da Vila, Geraldo Babão, Guará, Wilson Moreira e Aniceto.

O roteiro de Nei Lopes, Rubem Confete e Clóvis Scarpino, que também dirige o filme ao lado de Carlos Tourinho, agrupa depoimentos de ícones desse gênero, que surgiu no início do século XX ao longo do processo de modernização do samba urbano carioca. Como há discórdia entre estudiosos para definir o que realmente seria o partido alto, o curta-metragem percorre pelas memórias dos músicos ajudando a traçar a identidade dessa vertente. Guará dança o partido, da forma como aprendeu com o pai. Bucy Moreira relembra figuras como Pixinguinha, João da Baiana e Donga tocando na casa de sua avó, Tia Ciata. Ao som de pandeiro, flauta ou instrumento improvisado, Aniceto conta que esse estilo era o mesmo que a chula, música sem letra, feita somente do solo das instrumentações.

Ficha técnica

País/ano: Brasil, 1978

Duração: 13 min.

Direção: Carlos Tourinho e Clovis Scarpino

Roteiro: Nei Lopes, Rubem Confete e Clóvis Scarpino

 

Documentário: Partido alto

 

Sinopse: Com raízes na batucada baiana, o partido alto é uma forma livre de expressão e comunicação imediata, com versos simples e improvisados, de acordo com a inspiração de cada um. Uma forma de comunhão, reunindo sambistas em qualquer lugar e hora pelo simples prazer de se divertir.

Ficha técnica

País/ano: Brasil, 1982

Duração: 22 min.

Direção: Leon Hirszman

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS