Confira a coluna escrita por Silvio Santos, o Zékatraca
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Hoje é o dia “D” para os carnavalescos das escolas de samba de Porto Velho. Acontece que a Supel abre na tarde desta quarta feira, os envelopes com as propostas das empresas que estão concorrendo, a quem vai colocar as estruturas de arquibancada, camarote, sonorização e iluminação na Passarela do Samba Edson Fróes no Parque dos Tanques, para atender os desfiles das escolas de samba marcados para acontecer no próximo sábado (24).
*******
Segundo informações fidedignas, os dirigentes da Supel garantem que tudo vai correr dentro do que reza a Lei das Licitações, inclusive, sem perigo de alguém (empresa) entrar com recurso.
*******
Esse é o maior perigo, pois, se alguma empresa entrar com recurso, não tem como os desfiles acontecerem no próximo sábado, pois o governo terá que obedecer os prazos legais. Quer dizer, a licitação só poderá ser homologada após o julgamento de todos os recursos.
*******
Esperamos que não ocorra, de uma empresa entrar com recurso, para podermos assistir pela primeira vez no governo de Hildon Chaves, os desfiles das nossas escolas de samba.
*******
Tenho visitado os barracões das escolas de samba do grupo especial e posso dizer, que a turma está caprichando nas alegorias. Pelo que observei, vai ser uma disputa acirrada entre os artesãos carnavalescos, responsáis pelas alegorias das escolas.
*******
Ismael Barreto pela escola Asfaltão; Melquisedeque pela São João Batista; João Big pela Império do Samba e Edson Caula pela Diplomatas.
*******
Das quatro agremiações do grupo especial, a única que está com as alegorias expostas, quer dizer, que podem ser vistas por todos a qualquer hora do dia ou da noite, é a São João Batista, pois seus artistas estão trabalhando a céu aberto la no Parque dos Taques, é só chegar e admirar o trabalho do Melk com o Paulo Menda.
*******
João Big carnavalescos da Império do Samba afirma, que literalmente, vai colocar “fogo” na avenida, o tema da escola do Mirim é sobre o “Fogo”.
********
A primeira escola de samba a aprontar todas as alegorias foi a Diplomatas do Samba. Caula e equipe se '‘entocaram’' no barracão da Caiari e já estão com tudo pronto esperando apenas, a hora de entrar na avenida.
********
Ismael Barreto tá escondido lá no Kabanas trabalhando as alegorias do Asfaltão, dizem que o Tigre dessa vez, vai ESTURRAR de cima do Forte Príncipe da Beira.
,********
Já a Águia da João Batista vai pousar na avenida, em cima de um avião, pois o Manelão era piloto de teco teco.
********
A Diplomatas vai colocar seu símbolo em cima do Farol da Rádio Farol do Severino Castro e mais, iluminando a passarela do samba com milhares de lambadas Led.
*******
A bateria com certeza, sairá fantasiada de “Cangaço” e a ala das Baianas de “Dama de Honra”. Acontecer que queira ou não queira o homenageado Severino Castro, nos remete a dança da Quadrilha Junina. Será um ensaio para o Flor do Maracujá.
*******
Apesar do pouco tempo que as escolas tiveram para desenvolverem seus enredos, já que os subsídios só saíram no início de fevereiro, a turma está caprichando e quem for ao Parque dos Tanques prestigiar os desfiles das nossas escolas de samba no próximo sábado, não vai se arrepender.
*******
Ainda mais que ninguém quer cair para o grupo de acesso. Assim, Império do Samba, Acadêmicos do São João Batista, Os Diplomatas do Samba e Asfaltão estão caprichando nas fantasias de alas, destaque e alegorias. É como diz o Oscar Knightz: “Quem for podre que se quebre”.
********
Quem está nadando de braçada, é o presidente e o diretor de carnaval da Diplomatas. Acontece que eles são os autores do samba da concorrente Acadêmicos do São João Batista. To falando de Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro.
*******
Eu vou desfilar na São João Batista e no Asfaltão!
OLHO
'Dizem em tom de lenda e poesia o pequenino menino, as nascer, em vez de chorar, cantou, e foi sob o estrelado e enluarado céu do imponente e majestoso Forte Príncipe da Beira, extensão da fidalguia e da coroa portuguesa, cujos alicerces tenha sido assentados em 20 de junho de 1776, que tudo começou. Por assim dizer consideramos ser ele um príncipe, porque onde nasceu o lugar guarda em seu nome esse título’'
Carnaval - Bainha é Rei na Corte do Asfaltão
Campeã do último carnaval das escolas de samba de Porto Velho (2016), o Grêmio Recreativo Asfaltão, vai homenagear no próximo sábado dia 24, durante seu desfile na passarela do samba Edson Fróes, que será montada na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques), o sambista Waldemir Pinheiro da Silva - Bainha através do enredo: “Do Forte Príncipe ao Porto, hoje Bainha é Rei, na Corte do Tigre”.
Bainha vai completar 80 anos de idade no mês de agosto. “Nasci no dia 11 de agosto de 1938 no Real Forte Príncipe da Beira e vim morar em Porto Velho em 1939 quando estava com 1 ano de nascido” conta Bainha. A decisão de homenageá-lo surgiu, justamente no dia da festa em comemoração aos seus 79 anos de idade, promovida pela sua família e pela diretoria da escola de samba Asfaltão, quando em determinado momento, o presidente da escola de samba Danilo Cardoso pegou o microfone anunciou: “É com muito orgulho que eu Danilo, presidente da escola, informo aos presentes, que por decisão unânime, os dirigentes da nossa agremiação decidiram, que em 2018 nosso enredo, contará a história do sambista BAINHA”.
Passada a euforia da festa de aniversário, os dirigentes da escola em especial a ala dos compositores, resolveu que o samba de enredo contando a história do Bainha, seria composto por todos os integrantes da Ala e assim nasceu um dos melhores sambas de enredo que a Asfaltão já colocou na avenida (leta abaixo).
O público que comparecer à passarela Edson Fróes no próximo dia 24, (o Asfaltão será a última escola a desfilar), vai se deparar com alas que vão lembrar a história do samba em Porto Velho. Bainha ainda criança começou a frequentar as rodas dos boêmios da Vila Confusão e daí pra frente, não mais parou de marcar presença em tudo quanto foi roda de bambas. Criou em 1958 com outros carnavalescos, a escola de samba “Prova de Fogo” que depois se transformou em “Os Diplomatas do Samba”. Participou a criação de vários blocos que a época eram chamados de “bloco de sujo” entre eles, o bloco “Só Vai Quem Bebe” que só desfilava às segundas feira de carnaval.
Vamos assistir alas que lembram o Bainha jogador de futebol de times como o Flamengo. Bainha fundador da escola de samba Mocidade Independente do KM-1 e o Bainha compositor e Mestre de Bateria da escola de samba Pobres do Caiari. Não é atôa que o Mestre Bainha é considerado o “Zé Pereira” do nosso carnaval, pois, além das escolas de samba, ele foi e é, compositor de marchinhas para blocos como Galo da Meia Noite, Banda do Vai Quem Quer, Até Que a Noite Vire Dia, Calixto & Cia e muitos outros.
A boemia imperava na Mãe Preta, Anita e Tambaqui de Ouro e também no Bofetada que antigamente era o Brandão, a Boate Iracema era do Velho Maranhão. Tudo isso está na letra da sua obra prima “Sou da Sete de Setembro”.
O Tigre com certeza, vai reverenciar o Mestre Bainha no carro abre Alas do Asfaltão durante o desfile do próximo sábado.
Com a bateria Pura Raça considerada uma das melhores da região Norte sob o comando de Danilo Cardoso e Admilson Knightz (Negão), com o samba sendo interpretado pelo Marcelo Luna e apoio do Argemiro Júnior, Waldison Pinheiro, Reginaldo Makumba e as Pastoras, a escola de samba Asfaltão vai em busca do bi campeonato consecutivo, cantando: “Do Forte Príncipe ao Porto - Hoje Bainha é Rei na Corte do Tigre
SAMBA
Brilhou o céu de um novo dia
No Vale do divino Guaporé
Um menino Rei nasceu
Consagrado pelos baluartes da fé
Sob as bênçãos dos deuses da poesia
Nas águas que banham o lugar
Navega... Seu dom é sonhar
Ministérios a lhe acompanhar
Até no Velho Porto ancorar
Eparrei, Iansã
O Ogan de toque chegou
Vai ecoar o tambor na passarela
Numa linda festa de magia e amor...aquarela
E assim seu mundo se fez
Entre becos e vielas
Mocambo, Santa Bárbara e Vila Confusão
Portela, Km 1 e Favela
Boêmio, seresteiro, sou paixão e futebol
Dei lençol e dei caneta
Roda de samba... no quintal da Marieta
Bainha... Vamos recordar...
Odoiá Bahia...
Oh! Luzia abre o bar!
Te mete, ele é da 7, ele de Fé
Devoto no Círio de Nazaré
Oh Dina... Eu vou
Mistura Fina, vou pro Galo, vou pra Banda
É fevereiro, não me leve à mal
Sou Zé Pereira
Sou o Rei do Carnaval
Alô, vem meu amor
Meu Tigre hoje é só felicidade
Meu Forte é Pura Raça
Na corte do Asfaltão
Vem saudar o Mestre da Cultura Popular.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!