O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O filme de produção colombiana ‘O Abraço da Serpente’, do diretor pernambucano Kleber Mendonça, será exibido nesta quinta-feira, 28, às 19h30, no audicine do Sesc. Após a exibição, acontecerá um bate papo, para ampliar as percepções acerca da obra, com o convidado professor Ninno Amorim, da Unir. O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2017. A entrada é gratuita.
A programação é promovida pelo Cine Sesc/CineOca e inclui ainda no dia 26 de outubro o documentário “Cinema Novo”, produção de Eryc Rocha sobre seu pai, o revolucionário diretor Glauber Rocha. O filme será exibido às 19h30, no Sesc.
O Abraço da Serpente
O Abraço da Serpente acompanha a trajetória do índio chamado Karamatake, único sobrevivente da sua tribo e de seu envolvimento, num intervalo de quarenta anos, com um etnólogo e um etnobotânico que buscam uma planta medicinal muito rara. Para os brancos, capaz de curar muitas doenças; para Karamatake, uma planta sagrada cuja flor produziria um chá capaz de induzir à iluminação espiritual por meio de uma viagem da alma ao início da criação do mundo.
É uma viagem antropológica, etnográfica, sociológica, histórica, mística, geográfica e espiritual por uma parte da Amazônia, tendo como ponto de partida o relato dramatizado (e com algumas licenças poéticas para os eventos históricos relatados) de Theodor Koch-Grunberg e Richard Evans Schultes, cujas expedições na região contribuíram muitíssimo para o conhecimento sobre os povos indígenas do norte do Brasil e da Amazônia venezuelana.
Koch-Grunberg foi um etnologista e explorador alemão cujas principais obras serviram como base documental única sobre os nativos dos rios Xingu, Japurá, Negro e Orinoco.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!