A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural Iaripuna, encerrou na tarde desta sexta feira (13), a oficina de treinamento para os voluntários que irão atender o público durante a 9ª Semana Nacional de Museus, que começa nesta segunda (16). Conforme o presidente da Fundação, Altair dos Santos (Tatá), 18 acadêmicos foram selecionados. Eles são estudantes de turismo, história, arqueologia, pedagogia e direito das faculdades São Lucas, Uniron, Fimca e da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
De acordo com a vice-presidente da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, o principal critério de seleção dos acadêmicos voluntários foi à afinidade com a cultura e a história de Rondônia, de forma especial a história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). Outro ponto importante levado em consideração foi o interesse pela continuidade, já que a prefeitura tem interesse em trabalhar com o grupo sempre que o galpão onde está guardado o acervo seja aberto para visitação pública.
O treinamento para os voluntários começou na última quarta feira (11). Durante esses três dias, eles receberam aulas sobre cada uma das 1.800 peças catalogadas pela prefeitura e que estão guardadas em um dos galpões do complexo da EFMM. “Eles estão habilitados a acompanhar as pessoas nas visitas guiadas e responder qualquer pergunta sobre as peças que formam o acervo móvel da Estrada de Ferro”, declarou Altair dos Santos. Todos os voluntários vão receber certificado de participação.
Semana de Museu
Berenice Simão informa que a 9ª Semana de Museu será realizada de 16 a 22 de maio, com abertura oficial às 9 horas. Nesse período, o galpão da EFMM onde estão
guardadas as peças móveis do acervo será aberto para visitação pública. Os visitantes poderão participar de diversas atividades como oficinas, palestras, dinâmicas de educação patrimonial, vídeos e documentários. “O evento foi idealizado pelo Instituto Nacional de Museus”, explica.
Várias escolas públicas já se cadastraram para que seus alunos visitem o museu da EFMM a partir de segunda feira. Os diretores que tiverem interesse em cadastrar os estabelecimentos de ensino devem manter contato com a Fundação Cultural Iaripuna através do telefone 3901-2974.
Projeto
A vice-presidente da Fundação Iaripuna ainda falou dos avanços do projeto que tem como objetivo dar sequência às obras de revitalização do complexo da EFMM. Também destacou os estudos que já estão sendo feitos pela museóloga Daniela Camargo para a reorganização do museu, que irá funcionar no galpão da rotunda, o próximo a ser restaurado. “É importante também destacar o esforço do prefeito Roberto Sobrinho nesse processo de revitalização da Estrada de Ferro e de todo o centro histórico da cidade”, finalizou.