Nossos prédios históricos IV – Por Anísio Gorayeb

Nossos prédios históricos IV – Por Anísio Gorayeb

Nossos prédios históricos IV – Por Anísio Gorayeb

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Vamos novamente falar de alguns dos nossos prédios históricos, e desta vez falaremos do antigo Fórum Ruy Barbosa, do Palácio Episcopal, e também sobre o prédio da administração da extinta Estrada de Ferro Madeira Mamoré, mais conhecido como Prédio do Relógio.

No ano de 1949, em comemoração ao centenário de nascimento de Ruy Barbosa, o governador do Território Federal do Guaporé, Joaquim Araujo Lima, encomendou o projeto para construção do fórum da cidade de Porto Velho. Seu projeto era sóbrio e com linhas simples.
No dia 5 de novembro do mesmo ano foi lançada a pedra fundamental do Palácio da Justiça, construído na Praça Marechal Rondon. Suas obras só foram concluídas cinco anos depois, já na administração do Governador Enio Pinheiro. Foi batizado como Fórum Ruy Barbosa.
No final dos anos 80 mudou de nome, passou a chamar-se Fórum Desembargador Fowad Darwich. Uma justa homenagem a este advogado paraense que chegou a Porto Velho recém formado no início dos anos 50. Dr. Fowad foi o primeiro Procurador Geral do Estado e estruturou o Poder Judiciário em Rondônia, vindo a ser o primeiro Presidente do Tribunal de Justiça.
Quanto ao Palácio Episcopal, somente os mais antigos sabem onde era. O imóvel mantém até hoje suas características originais, e está situado na Rua Presidente Dutra esquina com a Rua Dom Pedro II, atrás do Palácio do Governo.
Este imóvel era uma residência, e foi construído pelo empresário Albino Henrique em 1945. Dois anos depois, em 1947, Albino o vendeu ao governo do Território Federal do Guaporé para servir como residência do primeiro bispo de Porto Velho, Dom João Batista Costa. No mesmo local funcionava também a Sede do Bispado Episcopal.
Nos anos 50 quando Dom João Batista Costa desocupou o imóvel e passou a morar no prédio do antigo Colégio Dom Bosco, o imóvel passou a ser a residência oficial do
Secretário Geral do Território, cargo equivalente a vice-governador. Quando éramos território não havia o cargo de vice-governador.
Após a implantação do Estado de Rondônia, este imóvel abrigou alguns órgãos e atualmente é ocupado pela UVERON (União das Voluntarias do Estado de Rondônia) e pelo Departamento de Cerimonial do Governo.
Porto Velho do passado já teve um relógio que servia de guia para toda população, considerado como um verdadeiro “Big Ben”. Trata-se do relógio situado na torre do edifício sede da antiga Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Este edifício foi inaugurado em 15 de janeiro de 1950, pelo Governador Joaquim Araujo Lima e pelo Diretor da EFMM, Ananias Ferreira de Andrade. O prédio teve seu projeto elaborado pelo arquiteto Armando Costa, do Rio de Janeiro, que se baseou no formato de uma locomotiva.
No relógio havia um sino que tocava a cada 15 minutos, e a população o avistava de qualquer ponto da cidade. A EFMM baseava-se neste relógio para acionar sua sirene no início e no final de cada jornada de trabalho. O prédio continua da mesma forma desde sua construção, e os seus vitrais mostrando a linha férrea, a fauna e a flora também permanecem até hoje.
Este prédio era a primeira visão que se tinha ao desembarcar na estação da EFMM. Ficou conhecido com “Prédio do Relógio”. O relógio esta desativado há muito tempo. A última manutenção foi feita na época em que o prédio era sede do BERON (Banco do Estado de Rondônia). Situado no início da Rua Sete de Setembro, atualmente é a sede da SETUR (Superintendência Estadual de Turismo) e a SECEL (Secretaria de Estado de Cultura Esportes e Lazer).
Voltaremos em breve a falar de outros prédios históricos.
Fiquem todos com Deus...
Até a próxima.
ANISIO GORAYEB
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS