O Grupo Musical Minhas Raízes deu início as suas atividades em agosto de 2004. Formado por 25 integrantes entre adultos e crianças nascidos ou criados no Distrito de Nazaré, há cerca de 150 km de Porto Velho. O lugarejo tem pouco mais de 450 habitantes, aonde só se chega ao local através de transporte fluvial no período de seis horas de viagem partindo da Capital.
*Os coordenadores, Túlio Nunes e Ti Maia, responsáveis pela formação do grupo, tiveram a idéia de montar Minhas Raízes com a pretensão de participar do evento 5ª Cultural, promovido pelo Banco da Amazônia - BASA. “Na época achamos que tínhamos que nos aprimorar mais, já que nós mesmos fabricamos nossos instrumentos, e aconteceu que nem participamos do evento”, disse Túlio Nunes.
*Bio-instrumentos
*Os instrumentos são todos artesanais, ou seja, feita com matéria prima da região, seja de sopro ou percussão como tambores, blokes, xecos, flautas, reco, que são produzidos com bambú, oriço da castanha do Pará, seringa entre outros. Há também instrumentos inventados pelos componentes que ainda não tem nomes. “Temos instrumentos inéditos, é que ainda não titulamos, e que também temos a pretensão de comercializá-los”, enfatizou Ti Maia.
*Gravação do CD
*Há dois meses os integrantes gravaram o primeiro CD de trabalho. A gravação foi feita no distrito de Nazaré em apenas sete dias. No CD há 12 músicas com temas ribeirinhos, como o folclore, lendas, comidas típicas, meio ambiente. “Como todas as crianças moram lá, foi mais viável gravar em Nazaré, todo o equipamento adequado para uma gravação foi adquirido e assim concluímos o trabalho”, finalizou orgulhoso Túlio. Durante este mês o grupo fez diversas apresentações na Capital, como por exemplo a Feria de Natal Informática e Tecnologia –FENATAL Informações, que teve o apoio da direção da Casa da Cultura Ivan Marrocos pra contato: 3221-3071/9216-2076.