Artista rondoniense ganha estímulo à criação com Bolsa Funarte

Artista rondoniense ganha estímulo à criação com Bolsa Funarte

Artista rondoniense ganha estímulo à criação com Bolsa Funarte

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dez escritores, dois de cada região do País, foram contemplados com a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Literária, cujo resultado foi divulgado no dia 13 de dezembro de 2007, no Diário Oficial da União. Entre 26 de outubro e 10 de dezembro de 2007, foram enviados 495 projetos. Entre os contemplados pela região Norte estão artistas plásticos de Porto Velho (RO), integrante do Coletivo Madeirista Joesér Álvares da Silva que classificou o “Condomínio Poético”. Cada autor escolhido receberá R$ 30 mil para desenvolver o projeto apresentado até julho de 2008, metade na assinatura do contrato e o restante à medida que o cronograma do projeto for cumprido. A publicação das obras ficará a critério de cada autor. O objetivo da bolsa é incentivar a criação de textos literários em todo o País. Segundo o presidente da Fundação Nacional de Artes, Celso Frateschi, até aqui estimulou-se a leitura e a preservação do livro. "Faltava estimular a criação em todos os gêneros e este é o primeiro passo neste sentido. Não vamos premiar livros já escritos, mas os melhores projetos de criação, cuja execução será acompanhada pela instituição", explica ele. "Em 2008, pretendemos criar uma coordenação específica para esta área, semelhantes às que já existem para Artes Visuais, Artes Cênicas e Música." Além da Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Literária, a instituição criou também a Bolsa Funarte de Estímulo à Dramaturgia, nos mesmos moldes. Ao todo, serão destinados R$ 570 mil aos dois programas. Condomínio Poético, de Joesér Álvares da Silva (Porto Velho/RO): é o registro de um projeto do mesmo nome que o Coletivo Madeirista, de Rondônia, realiza desde 2006. São exposições e happenings misturando poesia visual e eletrônica, intervenções urbanas e arte na internet. Seu livro terá um formato incomum, pois pretende levar essas experiências para o papel. Joesér Álvares da Silva é técnico judiciário, artista plástico e professor de Publicidade, Jornalismo e Propaganda. Como artista plástico, que usa suportes variados, geralmente ligados à tecnologia e, nesta área, coleciona prêmios como o Unesco Digital Arts, ganho este ano. É um defensor do Creative Commons, nova forma de gestão dos direitos autorais. *VEJA TAMBÉM * Mais de um milhão de trabalhadores ainda não sacaram o PIS * Em dez anos, número de bois na Amazônia Legal quase dobrou
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS