* Na IV Edição do CINEAMAZÔNIA, que acontece de 15 a 18 de novembro de 2006, na cidade de Porto Velho, Rondônia, um dos destaques na premiação deste ano é o de Reportagem Ambiental, onde serão agraciados com o Troféu Mapinguari a Melhor Reportagem Ambiental Rondoniense e a Melhor Reportagem Ambiental Nacional.
* Para concorrer, podem participar emissoras de televisão, repórteres e produtores independentes com produções feitas a partir do ano 2000, com trabalhos com foco sobre questões ligadas à temática ambiental, com duração máxima de 26 minutos.
* Neste ano de 2006, o CINEAMAZÔNIA – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, o tema central de debates será “Terra e Gente”, onde serão abordados os problemas que afligem uma significativa parcela da população brasileira, tanto no que ser refere à luta pela posse de terra quanto as questões econômicas oriundas de grandes investimentos, que trazem em seu bojo os degradantes impactos sócio-ambientais.
*As inscrições à IV Edição do CINEAMAZÔNIA podem ser feitas até o dia 30 de setembro, acessando o site oficial do evento onde os interessados encontram todas as informações, no endereço www.cineamazonia.com. Para produções internacionais, o trabalho deverá ser dublado ou legendado em português. Uma das novidades para esta edição é a igualdade de bitolas entre os filmes participantes.
*O MAPINGUARI, nome do troféu a que concorrem as melhores reportagens ambientais, é um animal que pertence ao imaginário dos povos da Amazônia. Sua lenda conta que ele é a mistura de um homem com um grande macaco que habita a floresta. Com pêlos em todo o corpo, tem um único olho no centro do rosto e uma grande boca na barriga.
*Contam histórias aterrorizadoras do grande monstro da floresta, sendo que uma delas é que ao andar pela mata, emite um som semelhante ao dado pelos caçadores. Se um deles encontra-se perto, imaginando ser outro caçador e vai ao seu encontro, acaba mutilado, quando não perde a vida, dado a ferocidade do combate, pois o Mapinguari devora-o, começando pela cabeça.