PROPOSTA: Governo avalia retorno do horário de verão ainda em 2025

Medida busca reduzir risco de sobrecarga elétrica e preservar reservatórios

PROPOSTA: Governo avalia retorno do horário de verão ainda em 2025

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
O governo federal voltou a discutir a possibilidade de retomar o horário de verão no Brasil a partir de novembro de 2025. A proposta, em análise pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê a aplicação da medida entre 1º de novembro de 2025 e 15 de fevereiro de 2026.
 
Extinto em 2019, o horário de verão ganha força novamente diante do aumento da demanda por energia elétrica e do risco de sobrecarga no sistema, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A mudança no relógio, adiantando uma hora em determinadas regiões, tem como objetivo aliviar o consumo nos horários de pico e otimizar o uso da rede.
 
Além disso, especialistas apontam que a medida pode contribuir para a preservação dos reservatórios das hidrelétricas, reduzir a necessidade de acionar termelétricas (mais caras e poluentes) e ampliar o aproveitamento de fontes renováveis como a solar e a eólica.
 
A decisão final dependerá de relatórios técnicos elaborados pelo ONS e das condições climáticas previstas para o período. Caso seja aprovada, a medida voltará a valer em caráter regional, priorizando estados onde os benefícios energéticos forem mais significativos.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

SOCIEDADE FOGÁS LTDA

SOCIEDADE FOGÁS LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS