2026: Sem Lula ou Bolsonaro, eleitores preferem embate entre Haddad e Tarcísio

Eleitores de esquerda optam por Fernando Haddad, enquanto os de direita preferem Tarcísio de Freitas, segundo levantamento

2026: Sem Lula ou Bolsonaro, eleitores preferem embate entre Haddad e Tarcísio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em um cenário sem a presença do presidente  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente J air Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026 , o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad , surge como preferido pelos eleitores de esquerda, enquanto os da direita optam pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas . A informação é de uma  pesquisa divulgada nesta terça-feira (12) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
 
No cenário de intenção de voto estimulado para a eleição presidencial de 2026, há um empate técnico entre Lula e Bolsonaro, com 35% e 32% de preferência, respectivamente.
 
Até o momento, o presidente  Lula ainda não disse oficialmente que será candidato à reeleição, apesar de haver consenso no PT de que seu nome é o mais forte para reeleição. 
 
Já Bolsonaro foi condenado à inelegibilidade por oito anos,  o que o impossibilitaria de disputar as próximas eleições presidenciais. No entanto, a vitória do republicano Donald Trump, nos Estados Unidos, elevou os ânimos na direita brasileira com relação a uma possível anulação da condenação no Supremo Tribunal Federal (STF), apesar de improvável.
 
Já no cenário espontâneo, Lula lidera com 27,4% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro com 20,4%. O governador Tarcísio de Freitas aparece em terceiro, com 1,8%, seguido pelo ex-coach Pablo Marçal (1,4%) e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (1,1%).
 
 
Distribuição de preferências políticas:
 
44% dos brasileiros se identificam como de direita ou centrodireita, com Bolsonaro sendo o nome mais popular entre esse grupo (48%);
Entre os 24% que se identificam como de esquerda ou centro-esquerda, 60% preferem Lula. Na ausência dele, os principais nomes são Fernando Haddad, Guilherme Boulos e Geraldo Alckmin.
 
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 6 e 9 de novembro em todo o Brasil, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
 
 
Avaliação de Lula
 
A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou um índice de aprovação de 35,5%, considerando as avaliações "ótimo" e "bom", de acordo com a pesquisa. Esse é o menor percentual de aprovação desde o início do mandato de Lula, em janeiro de 2023.
 
Por outro lado, a rejeição à administração do petista alcançou seu ponto mais alto, com 30,8% dos entrevistados classificando o governo como "ruim" ou "péssimo". A avaliação considerada "regular" foi atribuída por 32,1% dos brasileiros, enquanto 1,6% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.
 
Distribuição das opiniões:
 
Ótimo: 12,2%
Bom: 23,3%
Regular: 32,1%
Ruim: 9,4%
Péssimo: 21,4%
Não sabe/não respondeu: 1,6%
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

DAYANE DE A BOLF

Modena & Silva LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS