SUBIU O TOM: Após reunião de Lula com reitores, greve pode acabar em breve

Movimento de institutos federais e universidades tem recusado as propostas do Governo Federal

SUBIU O TOM: Após reunião de Lula com reitores, greve pode acabar em breve

Foto: Reprodução de tela

O encontro entre Lula e os reitores das universidades e institutos federais nesta semana foi marcado pelo anúncio de um investimento de R$ 5,5 bilhões na educação brasileira. Esses recursos serão utilizados para a construção de novos campi e para a ampliação e melhoria dos já existentes.

 

Em Rondônia, oito campi da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foram incluídos no orçamento do governo federal através do Ministério da Educação (MEC).

 

Há uma demanda significativa por melhorias nos órgãos educacionais, especialmente em Porto Velho, onde recentemente os servidores destacaram, em uma live, a falta de verbas para substituir os aparelhos de ar-condicionado.

 

Na reunião de ontem com os reitores, o presidente Lula adotou um tom firme com os sindicalistas, afirmando que a paralisação estava se prolongando demais e que os únicos prejudicados eram "os estudantes e o Brasil".

 

A exasperação de Lula pode ser compreendida pela sua crescente impaciência com o movimento grevista, que até agora rejeitou todas as propostas apresentadas pelo grupo de ministros.

 

A greve teve início em março com a paralisação dos técnicos-administrativos, e em abril os professores também aderiram ao movimento, deixando milhares de estudantes fora das salas de aula. Especialistas alertam que isso pode resultar na anulação do semestre.

 

Em Rondônia, a greve afetou total ou parcialmente as atividades nas instituições, gerando discussões entre alunos e diretores que se sentem prejudicados pela paralisação.

 

Muitos apontam a greve como um possível fator para a evasão, considerando que a UNIR tem feito constantes chamadas para preenchimento de vagas em seus diversos cursos.

 

O discurso de Lula pode ter agradado os estudantes que dependem dos estudos para progredir na vida profissional. No entanto, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) não ficou satisfeito, afirmando que os R$ 5,5 bilhões eram insuficientes para reverter o sucateamento das instituições de ensino.

 

Ainda assim, o sindicato reconheceu o orçamento como uma conquista da categoria, o que, segundo alguns membros, poderia levar ao fim da greve.

Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Ney da Paiol em São Felipe Do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Buritis tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS