VÃO EMBORA: Estados do Norte do Brasil perdem até 60% dos recém formados em medicina

No Acre, por exemplo, 62,9% de 240 alunos que se formaram em medicina entre 2018 e 2021, foram para outros estados fazer seu primeiro registro médico para começar a atuar na profissão

VÃO EMBORA: Estados do Norte do Brasil perdem até 60% dos recém formados em medicina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mesmo com a interiorização dos cursos de medicina, alguns estados chegam a perder até 60% dos recém-formados. Entidades médicas temem que uma disputa bilionária entre grupos educacionais aumente a concentração desses profissionais no Sul e Sudeste do País. De acordo com o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, "o que se vê no Brasil é a criação de um verdadeiro negócio no processo de abertura, com exclusivo interesse privado". As informações foram publicadas neste sábado (9) pelo jornal Folha de S.Paulo. 

No Acre, por exemplo, 62,9% de 240 alunos que se formaram em medicina entre 2018 e 2021, foram para outros estados fazer seu primeiro registro médico para começar a atuar na profissão.
 
O Acre é o segundo estado com a menor densidade desses profissionais, com  1,41 médico por mil habitantes. O Brasil tem uma média de 2,74 médicos por mil habitantes.
 
Segundo José Eduardo Dolci, diretor científico da Associação Médica Brasileira (AMB), "o que retém o médico em uma região hoje não é a graduação, é a residência médica". "Quem se forma quer ter uma especialização. São poucas as opções de residência nessas regiões, então o profissional vai para os grandes centros, faz a especialização e fica por lá", afirmou. 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS