MANAUS: Tráfico de órgãos humanos para Singapura é alvo de operação da PF

Os policiais foram à casa de um dos suspeitos, que não teve o nome revelado, e ao laboratório de anatomia da UEA (Universidade do Estado do Amazonas)

MANAUS: Tráfico de órgãos humanos para Singapura é alvo de operação da PF

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Operação da Polícia Federal em Manaus cumpriu mandados de busca e apreensão no combate ao tráfico de órgãos humanos, na manhã desta terça-feira (22).
 
Os policiais foram à casa de um dos suspeitos, que não teve o nome revelado, e ao laboratório de anatomia da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).
 
Segundo informou a PF em nota, o suspeito enviou uma mão e três placentas plastinadas para Singapura, no sudeste da Ásia. Um terceiro mandado foi de afastamento de função pública.
 
A encomenda, conforme a PF, foi enviada a um famoso designer indonésio que vende acessórios e peças de roupas utilizando materiais de natureza humana.
 
A Operação Plastina é em referência ao nome do procedimento utilizado para conservar órgãos humanos para tráfico. Na plastinação, extrai-se o líquido (água e soluções) e os lipídios em métodos químicos substituindo-os por resinas plásticas como poliéster e epóxi para tornar os tecidos duráveis e sem cheiro.
 
Em nota, a UEA informou que, após receber o Ofício nº 09/2022, da 4ª Vara da Justiça Federal, determinou o afastamento cautelar por 30 dias de um professor concursado da disciplina de Anatomia, da ESA (Escola Superior de Ciências da Saúde).
 
“Ao mesmo tempo, foi realizada busca e apreensão pela Polícia Federal de um computador e peças anatômicas tratadas por meio de plastinação, utilizadas como prática de ensino da disciplina, no laboratório de Anatomia”, diz na nota. Segundo a UEA, o laboratório realiza a técnica de plastinação desde 2017.
 
A Reitoria da UEA afirmou que determinou a abertura de sindicância para a apuração dos fatos e responsabilidades.
 
Leia a nota completa:
 
 
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
Universidade do Estado do Amazonas
 
Na manhã desta terça-feira (22/02), após recebimento do Ofício nº 09/2022, da 4ª Vara da Justiça Federal, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) decretou o afastamento cautelar por 30 (trinta) dias de um professor concursado da disciplina de Anatomia, da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).
 
Ao mesmo tempo, foi realizada busca e apreensão pela Polícia Federal de um computador e peças anatômicas tratadas por meio de plastinação, utilizadas como prática de ensino da disciplina, no laboratório de Anatomia.
 
O referido laboratório, realiza a técnica de plastinação desde 2017. A plastinação é um procedimento técnico de preservação de matéria biológica, criado pelo cientista Gunther Von Hagens em 1977, e que consiste em extrair os líquidos corporais, tais como a água e os lipídios, através de métodos químicos, para substituí-los por resinas elásticas de silicone e rígidas epóxicas.
 
Após tomar conhecimento do ofício que determinou o afastamento cautelar do professor investigado e da ação de busca e apreensão no laboratório supracitado, a Reitoria da UEA cumpriu a ordem judicial e determinou a abertura de sindicância para a apuração dos fatos e responsabilidades.”
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS