O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) mudou as regras para a obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH). Veja as alterações
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) mudou as regras para a obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH). As principais alterações são o fim da obrigatoriedade do simulador de direção e a redução em 20% da carga horária mínima para a categoria mais comum, a B (automóveis), que permite conduzir veículos de até oito lugares.
O decreto publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17/06/2019) traz a redução de 80% na carga horária das aulas noturnas, que passam de cinco horas para apenas uma. As novas diretrizes começam a valer em setembro.
O texto determina que os condutores de categoria B podem optar por fazer até cinco horas em simulador antes das aulas práticas na rua, desde que o equipamento esteja disponível no Centro de Formação de Condutor. Cada sessão pode ter, no máximo, cinquenta minutos.
As alterações foram anunciadas na última quinta-feira (13/06/2019). Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, as mudanças podem baratear o custo da habilitação em até 15%.
Além do simulador, também houve modificação nas aulas práticas noturnas e carga horária para obtenção de Autorização para Conduzir Ciclomotores. As regras determinam que sejam feitas no mínimo 20 horas de aulas, sendo pelo menos uma delas para as categorias A, para motos, e B, para automóveis.
Os motoristas que desejarem acrescentar outra categoria vão precisar de pelo menos 15 horas de aulas, com uma noturna.
Novas regras
Veja o que muda com a resolução do Contran
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!