ATRASO: Mortalidade materna sobe, e Brasil já revê meta de redução para 2030

Países como Finlândia e Suécia apresentam taxa de 3 mortes por 100 mil nascidos vivos enquanto o Brasil, em 2016, apresentou taxa de 64,4

ATRASO: Mortalidade materna sobe, e Brasil já revê meta de redução para 2030

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Brasil não vai cumprir a meta de redução de 75% das mortes maternas até 2030, assumida com entidades internacionais e ainda registrou aumento desse número em 2016, segundo reportagem da Folha de S. Paulo. Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que a morte materna caiu 56% desde 1990, teve alta em 2013, voltou a cair em 2015 e voltou a subir em 2016, último ano da medição.

 

Há 18 anos, em 2000, o Brasil assinou o compromisso com a ONU, com apoio de 191 países, nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, de reduzir em 75% as mortes ocorridas durante a gravidez, parto e até 42 dias após o parto, cujas causas estejam relacionadas ou agravadas pela gestação, até 2030.

 

A meta era se limitar a 35 óbitos por 100 mil nascidos vivos. Em 2015 a taxa ficou em 62 por 100 mil nascidos vivos (redução de 57%) e, no seguinte, subiu para 64,4. Países como Polônia, Finlândia, Suécia, Áustria e Itália registram entre 3 e 4 mortes maternas por 100 mil nascidos vivos, segundo dados de 2015.

 

Ao todo, 92% dessas mortes no Brasil são evitáveis e ocorrem por falha no pré-natal ou na assistência ao parto, como hipertensão, hemorragia, infecções e abortos provocados. O MS reviu a meta de 20 mortes por 100 mil nascidos vivos em 2030 para 30 mortes por 100 mil.

 

“O alcance dessa meta demandará ações eficientes e eficazes, baseadas em evidências científicas e compromisso dos gestores com políticas públicas que promovam justiça, reduzam as iniquidades em saúde e as desigualdades sociais, incluindo a redução das mortes por abortamento inseguro”, diz nota técnica do Ministério da Saúde.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS