Brasil enfrenta a Venezuela pelas eliminatórias para a Copa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Quando entrar em campo contra a Venezuela, em Mérida, hoje, às 21h30m (de Brasília), o Brasil já saberá se a vitória o deixará na liderança das eliminatórias sul-americanas da Copa de 2018, na Rússia. Quatro horas antes, o líder Uruguai, com um ponto a mais, terá um desafio maior, contra a Colômbia, em Barranquilla. Numa noite que pode terminar em primeiro, como até, em uma combinação de resultados, cair para quinto, a seleção não terá sua principal estrela, Neymar, suspenso. Para Tite, é hora de o time mostrar maturidade.3
— Não concordo quando se fala de “Neymardependência”. A Argentina, então, precisa só do Messi. Só vão aparecer individualidades se o conjunto estiver forte. Não contar com seu grande atleta é um processo de maturidade da equipe. Há uma série de atletas com qualidade para fazer um bom jogo amanhã (hoje) — disse o técnico. — Quando falamos de Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo, que equipe não sente falta? Todas. Mas quem não gostaria de ter Willian ou outras opções como temos? É o senso de equipe. Se o Brasil ficar na dependência do Neymar é porque tem alguma coisa errada.
Aos 24 anos e somando 49 gols em 73 partidas pela seleção, o atacante do Barcelona é um jogador considerado fominha, termo boleiro que define quem sempre quer estar em campo, mas o cartão amarelo contra a Bolívia provocou dúvidas. Suspenso, Neymar não foi para a Venezuela, numa viagem cercada de cuidados logísticos — em setembro, o argentino Lionel Messi não viajou para o país, alegando dores no púbis.
Para alguns, a estrela de Neymar brilha até mesmo quando ele não está em campo. O craque estava fora em alguns dos fracassos mais marcantes da seleção, em especial a goleada de 7 a 1 sofrida para a Alemanha, na Copa do Mundo. Ele estava machucado por ter sofrido entrada violenta de Zúñiga, da Colômbia.
Em jogos oficiais pela seleção, o currículo de Neymar é invejável. São 22 partidas com 14 gols. Com ele, o Brasil venceu 14 vezes, empatou sete e perdeu uma única vez, para a Colômbia na Copa América de 2015. Na derrota, o atacante foi pivô de uma confusão, na qual foi expulso e suspenso por quatro jogos, o que o tirou de outros dois vexames. Na mesma competição, não atuou no empate em 1 a 1 com o Paraguai, nas quartas de final, que terminou em eliminação nos pênaltis. Depois, na estreia nas eliminatórias, também não esteve na derrota do Brasil para o Chile por 2 a 0.
Sem o camisa 10, Tite, ainda em Natal, ajustou o time. Antes barrado contra a Bolívia, Willian será titular. Com isso, Philippe Coutinho atuará pela esquerda, o lado em que joga no Liverpool, e ocupará a função de Neymar. No meio-campo, Paulinho, que estava suspenso, voltará a jogar ao lado de Renato Augusto. A saída de Giuliano, que teve boa atuação, pode ser explicada pela coerência do treinador em manter seus homens de confiança, mas pode ser também a precaução de colocar um jogador mais acostumado à marcação no meio-campo.
FILIPE LUÍS É O CAPITÃO
Para a partida, Tite escalou um novo jogador no seu rodízio de capitães. Dessa vez, o indicado é Filipe Luís, que provavelmente nem sequer seria titular caso Marcelo não tivesse sido cortado por lesão. Um dos destaques da vitória sobre a Bolívia, Filipe Luís caiu nas graças do treinador pela forma como encarou a condição de reserva e seu empenho em cumprir as determinações táticas.
— É alegria, orgulho grande e responsabilidade — disse Filipe Luís, ontem. — Jamais, por mais que esteja 12 anos na Europa, deixei de me sentir brasileiro e de me manter informado sobre as notícias que acontecem no Brasil. É o país que eu amo, que escolhi jogar. Pude escolher em 2009 (após convite da seleção espanhola) e escolhi o país (Brasil) que amo.
VENEZUELA X BRASIL
Venezuela: Hernández, Rosales, Ángel, Velázquez e Villanueva; Rincón, Figuera, Guerra, Pablo Añor e Peñaranda; Rondón.
Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Willian, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho.
Juiz: Víctor Carrillo (PER).
PUBLICIDADE
Local: Estádio Metropolitano de Mérida.
Horário: 21h30m.
Transmissão: Rede Globo, Sportv e Rádio Globo/CBN.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!