Facebook não tem critério para censurar imagens
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um estudo apresentado recentemente na ECA (Escola de Comunicações e Artes), da USP (Universidade de São Paulo), revelou que a rede social Facebook, com cerca de 90 milhões de usuários hoje no Brasil, não tem critérios objetivos para triar a exposição de imagens supostamente com conteúdo sexual e de incitação à violência.
Com 74 páginas, “Facebook: Casos de Censura no Brasil” é o resultado do trabalho de conclusão de curso de Wilheim Rodrigues Macedo Lima na faculdade de Jornalismo da USP. A motivação de Lima para estudar como a rede social, que tem quase 1 bilhão de usuários no planeta, censura postagens apareceu quando um amigo dele teve uma postagem contra a homofobia retirada do Facebook.
Imagem publicada na página do Facebook sem qualquer censura
Já a obra "Nascimento de Vênus", do século XV, foi censurada |
No estudo, Lima rastreou casos nos quais o Facebook censurou imagens de nudez artística, fossem fotografias ou pinturas, e também imagens de conteúdo antropológico. Na contramão, imagens claramente pornográficas e até mesmo de favorecimento à prostituição não foram banidas da rede social.
Um exemplo de imagem artística censurada pelo Facebook sem critério objetivo é a obra “O Nascimento de Vênus”, criada em 1486 pelo pintor italiano Sandro Botticelli.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!