Degustação dos melhores Robustas Amazônicos, lançamentos e vídeos do café em realidade virtual fazem parte da programação
Foto: EMBRAPA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Uma imersão no mundo dos cafés da Amazônia em 360°, esta é a proposta da Exposição Robusta Rocks, que acontecerá de 7 a 9 de dezembro, das 10h às 22h, na entrada principal do Cacoal Shopping e de 14 a 16 de dezembro, no mesmo horário, na entrada principal do IG Shopping Ji-Paraná. Depois de passar por Porto Velho, em 2017, a exposição vai ao interior do estado levar o espectador para uma verdadeira viagem sensorial, em que será possível compreender a essência do café por meio da visão, tato, aroma e paladar.
“Vamos levar muita tecnologia, conhecimento e informação para valorizar a cultura do café, que tem colocado Rondônia em destaque no Brasil e no mundo”, afirma o Superintendente do Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Sedi), Basílio Leandro de Oliveira.
O termo "ROBUSTA ROCKS" é, segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, uma analogia com estilos musicais que utiliza para explicar as características da bebida dos Robustas Amazônicos. O café arábica (Coffea arabica) seria bossa nova, por ser mais suave e delicado. Já o robusta (Coffea canephora) seria o rock’n’roll, pois tem mais cafeína, sendo mais encorpado e marcante. "Ambos são estilos musicais muito agradáveis. Não precisa ser uma questão conflitante, é possível gostar dos dois. Pode-se querer ouvir bossa nova em alguns momentos e um rock em outros. O mesmo acontece com os cafés arábica e robusta, cada um com características próprias e não há como negar que ambos têm qualidade”, explica o pesquisador.
A Exposição promove a valorização dos Robustas Amazônicos e o uso de tecnologias para a obtenção de cafés com qualidade e sabor diferenciado. Para isso, serão utilizadas ferramentas sensoriais, audiovisuais e muita inovação. Dentre elas, a realidade virtual, recriando o ambiente produtivo e levando o espectador a se sentir dentro de um cafezal, onde poderá conhecer todo o processo de produção do café, do campo até à xícara, passando também pela pesquisa e tecnologia. O público será levado a interagir com este ambiente, criado por meio de vídeos em 360 graus. Para a entrada neste mundo virtual do café, o público utilizará equipamentos como: óculos, celulares e tablets.
O evento também terá uma cafeteria, onde os visitantes poderão degustar os melhores Robustas Amazônicos de Rondônia em diferentes métodos de extração da bebida. Haverá lançamento e degustação do café Entre Matas, fruto do trabalho de cafeicultores familiares do estado, por meio da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Amazonia – Lacoop. O público poderá ver de perto plantas de café, mudas clonais, grãos e uma identidade visual que valoriza a cafeicultura e os produtores de Rondônia. Pesquisadores da Embrapa e técnicos da Emater-RO estarão no evento para atender os visitantes.
Durante a Exposição, será distribuída a terceira edição da revista Cafés de Rondônia, que traz as principais questões sobre a produção e comercialização do café no estado. Esta publicação apresenta os principais avanços e os desafios para a cafeicultura de Rondônia. Assim como ações governamentais, estratégicas de pesquisa e extensão rural que são realizadas.
Realização e parcerias
A Exposição Robusta Rocks é uma realização da Embrapa e do Governo de Rondônia, com execução da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) – recursos aprovados pela resolução 08/Conder/2018. Conta com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Emater-RO, Café Nova Era, Cacoal Shopping e IG Shopping PVH, Associação Brasileira da Indústria da Indústria de Café Solúvel (Abics); e com o apoio do Lacoop.
Programação:
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!