Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Turismo Social do Sesc RO, estará lançando neste segundo semestre de 2017, o Projeto “Destemidos Pioneiros”, que, como o nome já sugere, pretende resgatar histórias e personagens históricos que tiveram ação decisiva no desenvolvimento do Estado.
Segundo a Coordenadora de Turismo Social do Sesc, Tatiana Nara Sadeck, o projeto terá roteiros temáticos focado no universo desses pioneiros e três desses temas já foram escolhidos: “O Condutor e a Litorina”, “Jorge Teixeira” e “Marechal Rondon”. Cada tema terá um historiador como mediador.
O primeiro tema “O Condutor e a Litorina” terá como mediador, o professor, vereador e historiador Aleks Palitot, que, na semana passada, a Coordenação do Turismo Social esteve em seu gabinete para acertar essa parceria. Neste, aproveitou para apresentar seu mais recente livro: Rondônia – Uma História.
“Nesse primeiro trabalho, vamos ouvir a história da EFMM, sob a ótica dos ex – ferroviários, ciceroneado pelo senhor José Bispo de Morais, que atualmente é presidente da Associação dos Ex-Ferroviários da Madeira-Mamoré. Também participarão os ex-ferroviários: Antônio Moisés, Mariano Reis da Silva e Antônio Braga, condutores do passeio turístico na Litorina do parque ferroviário, que trabalhavam na destemida ferrovia e hoje continuam lutando para que o poder público revitalize esse patrimônio histórico”, comentou Tatiana.
Para 2018, o Turismo Social do SESC dará segmento ao projeto, com três temas já definidos, dando ênfase à imigração de pioneiros de outras nações no Estado e a valorização da Gastronomia Amazônica, sendo os temas: “O Paladar Libanês”, “Colônia Japonesa” e “Cozinha Regional”.
O presidente do Sistema Fecomércio-SESC-SENAC-IFPE, Raniery Coelho, destacou mais esse trabalho desenvolvido pelo sistema com vistas à valorização da história regional, e crescimento do turismo. “Rondônia tem muita história para contar e o nosso desafio é conta-las através de quem as viveu, resgatando nossa cultura e criar um ambiente de aprendizado para a nova geração”, ressaltou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!