Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Acadêmicos do 8º e 9º período de Arquitetura e Urbanismo da Uniron criaram o projeto de reconstrução do Distrito de São Carlos, no Baixo Madeira, distante cerca de 70 quilômetros do centro urbano de Porto Velho. A antiga localidade foi totalmente destruída pela cheia histórica do Rio Madeira, registrada há um ano. O projeto é coordenado pelos professores Giovanni Marini, Helder Cavalcante, Raísa Tavares e Heverton Carmo, e conta como trabalho de extensão das disciplinas de Paisagismo e Projeto de Loteamento. Ele é realizado por meio de uma parceria entre a instituição e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla).
A “Nova São Carlos” foi projetada a partir de uma perspectiva real dos próprios moradores, através de coleta de dados realizada pelos acadêmicos, que consideraram a história local e as expectativas dos ribeirinhos. Mais de 40 propostas foram elaboradas até chegar ao conceito final, que abrange uma área com 358 lotes de 25m x 50m. O projeto ainda prevê ruas com calçamento diferenciado, que vai valorizar a comunidade local, acompanhada de um trabalho de paisagismo, área de lazer com arborização no entorno, vias de tráfego específico para veículos, pedestres e ciclistas.
Espaços para correspondentes bancários, lotéricos e um mini-shopping de serviços também foram incluídos no projeto. Setores que contribuirão significativamente para o desenvolvimento da comunidade, acredita o professor Giovanni Marini. Ainda segundo ele, no novo distrito haverá, ainda, calçadas permeáveis (calçadas verdes) para drenar a água pluvial, todas com acessibilidade. “A intenção é que se mantenham as áreas verdes, que seja um distrito bem arborizado, distribuído, confortável e seguro”, finalizou.
Segundo o secretário da Sempla, Jorge Alberto Elarrat, este é o momento de considerar, não apenas os anseios dos moradores, mas de lhes proporcionar esperança. “Ficamos imensamente felizes com o apoio. Este projeto é indispensável para o recomeço dessa comunidade”, diz Elarrat.
O administrador de São Carlos, Ednardo Medeiros, elogiou o trabalho dos estudantes e a parceria. “Ficamos felizes em ver que existe uma preocupação em resolver nosso problema. Sentimos uma grande esperança de que nossa comunidade terá dias melhores”, diz Medeiros.
“Nós parabenizamos, principalmente, nossos acadêmicos pelo empenho nesse projeto. São pelo menos 70 pessoas mobilizadas em prol de São Carlos e que fizeram com que um sonho tomasse forma”, conclui Heverton Carmo, também coordenador do projeto.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!