Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
João Albuquerque – Folha Jovem
Ele chegou a jurar certa vez que nunca mais voltaria a um canteiro de obras. Foi na infância, quando numa das frequentes visitas que fazia a construções acompanhando o pai, o engenheiro Emerson Fidel Campos Araújo, testemunhou o sofrimento do irmãozinho, Felipe Teixeira Campos Araújo, hoje com 21 anos, ao se ferir num prego.
Mas como no empreendedorismo para chegar ao topo do sucesso é necessário vencer os obstáculos que surgem ao longo do caminho, Lucas Araújo, livrou – se do trauma de criança e realizou o sonho de abraçar a profissão do pai que aprendeu a admirar muito cedo.
O irmão também seguiu a mesma vocação e quando concluir o curso de engenharia na Universidade Positivo no Paraná no ano que vem retornará para Porto Velho, trazendo na bagagem mais conhecimentos acadêmicos para colaborar na modernização que o primogênito iniciou na empresa criada pelo pai há 25 anos.
A COENG Engenharia ganhou uma nova dinâmica em 2012, quando Lucas retornou de Curitiba graduado em engenharia civil pela Universidade Positivo. “Uma das minhas primeiras medidas foi investir na certificação na ISO 9001 e PBQP-h nível A”, recorda o jovem empreendedor sobre o concorrido certificado de excelência na qualidade do produto, que apenas uma empresa da construção civil de Rondônia tinha na época.
Com a sua chegada, avaliada como um divisor de água na história da organização, iniciou-se a construção da sede própria, implantou-se um Sistema de Gestão Integrada (SGI), pelo qual todos os processos estão interligados, enxugou as equipes de trabalho reduzindo o número de funcionários em 65% , aumentando a competitividade da empresa, bem como outras novidades como um site mais interativo para os clientes, nova logomarca e uma avaliação eficaz dos resultados da companhia, cujos processos e o trabalho em equipe passaram por uma padronização.
Para mudar a realidade da empresa já consolidada no mercado rondoniense, ele não se valeu apenas do diploma de Engenharia Civil. Sua afinidade com a área de gestão foi fundamental para conseguir imprimir a nova visão empresarial. “O grande desafio hoje é inovar”, frisa ele.
Embora apresente um forte traço para gestor, o engenheiro civil, deixa claro que jamais vai relegar a sua formação acadêmica a segundo plano e continua firme na busca de novos conhecimentos na profissão para qual sempre se dedicou. Hoje, está cursando pós – graduação em gestão de qualidade de gerenciamento de obras pelo Instituto de Pós – Graduação - IPOG - de Goiânia.
Como todo empreendedor que se preza ele está preocupado com o desenvolvimento local. Hoje, é filiado a Associação dos Jovens Empresários do Estado de Rondônia (AJE – RO) para a ajudar em projetos de interesse da coletividade.
"No mundo atual, as empresas deixaram de ser privadas e para se destacar, é necessário que a organização esteja inserida na sociedade buscando melhorar a vida das pessoas”.
Segundo ele, ser associado a AJE-RO é gratificante, porque além de novos contatos e oportunidades de investimentos os demais associados são considerados amigos, que lutam pela melhoria do Estado.
“Sou de Porto Velho, estudei oito anos em Curitiba uma cidade que é referência pela qualidade de vida e vejo que a nossa cidade pode, também ,ser um bom lugar para se viver”, conclui Lucas Araújo, o construtor de sonhos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!