Poetas dos acordes

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dia 20 de outubro foi o Dia do Poeta. Rondônia tem grandes nomes que nos representam nessa arte, embora não tenhamos uma produção grande literária. Algumas poucas publicações de cunho histórico, mas quase nada dedicado à poesia. Então onde estão os poetas da terra?  Estão numa outra arte onde a poesia é muito bem-vinda: na música de alta qualidade que se faz em nosso estado. Compositores como Bado, Binho, Zezinho Maranhão, Augusto Silveira, Silvio Santos, Waldison Pinheiro, Mávilo Melo, Ernesto Melo e outros tantos abriram o caminho para uma identidade musical Beradeira,  cunhada com riqueza rítmica, belas melodias, harmonias surpreendentes e letras de inegável valor poético. Essa identidade beradeira, cabocla, é expressada principalmente pela música. Uma música que deu voz a nossa cultura e contribuiu para derrubar preconceitos. Uma caboclada mais nova chegou para bater cabeça e tambores e reafirmar essa identidade com mais força, especialmente pela boca de compositores como Boca e Samuel, da Banda Quilomboclada. Desde então Beradeiro com orgulho e atitude é simplesmente Béra. As letras da rapaziada e as revolucionárias performances de palco ganharam, de pronto, o respeito dos pioneiros a trilhar o caminho da construção uma identidade cultural autêntica, e hoje inspiram os novos artistas.

 

Inspirado por todos eles e por um tanto de goles da água do Madeira publico hoje uma poesia sobre ser beradeiro.  Seja um Berá nativo ou adotado por essa terra, por esses rios e por esses igarapés.

 

Beradeiro

 

Beradeiro aqui no norte é essa gente forte

lá da beira do rio, do igarapé.

 

É um povo que desde criança traz nos olhos

uma margem de esperança, outra de fé.

 

É mulher que abraça o futuro, cantando cantiga de ninar.

É um velho que persiste,

insiste na arte de pescar

É um menino valente nadando contra a corrente,

só pra desafiar.

 

É um caboclo que para achar a saída

Mergulha na vida sem medo de se afogar

É uma cabocla bonita esperando quem não vem,

não vai voltar.

 

Os olhos doces perdidos na imensidão

de um rio a marejar, a marejar...


Rud Prado

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS