O herói brasileiro - Por Lourismar Barroso

 

 

Qual o conceito de herói que temos hoje? O que é ser um herói em tempos atuais para o brasileiro? A definição desse conceito poderá ser bastante complexa, partido do ponto de vista que cada pessoa possui para definir seus verdadeiros heróis e heroínas. O termo herói vem acompanhado de elementos que reverencie a extraordinária atuação daquele sujeito aguerrido, com seu triunfo, valor ou magnanimidade. 
Diante dessa definição, algumas interrogações surgem.  Quais são as características universais para definirmos o heroísmo ao longo dos tempos? O que é considerado grandeza heroica? O que admiramos nesses heróis?  
 
 
O termo herói é adotado pela sociedade que o criou, inclusive à época de sua criação. Por tanto, os valores e as qualidades são inerentes para a construção desse sujeito.  
 
 
A história em seus diversos períodos, tem nos mostrado o avanço da valorização desses personagens que se destacavam diante de suas sociedades.
 
 
Estando no século XXI, percebemos que o heroísmo democratizou-se, desde então podemos acreditar que todo ser humano possa ser um herói, daqueles que é capaz de levantar algo pesado com a ponta dos dedos, ou de possuir poderes incalculáveis, esse herói é cada um de nós brasileiros: não a representação física que podemos ver através do espelho, mas aquele que se encontra em nosso íntimo mais profundo.  
 
 
Para ser um herói em tempos atuais é muito mais difícil, a transparência que as opiniões exprimem, exige que falhas pessoais podem por vezes ensombrar as grandes ações aos olhos do público. Por isso que, ser herói na atual sociedade é correr o risco de se afogar no tempo líquido da história, de acordo com Segmundo Bauman, baseando-se no mérito e na humanidade, valorizando as vitórias e enaltecendo atos altruístas. 
 
 
Os heróis brasileiros nunca precisaram usar capas, capacete, machado, cavalo ou qualquer outro tipo de acessório para se tornarem poderosos. São pessoas que se destacaram ao longo da nossa história, no dia a dia, nas mais diversas áreas: social, política, cultural, religiosa, econômica, ativismo e tantos outros. Temos os heróis e heroínas reconhecidas nacionalmente e também aqueles que foram esquecidos pela sociedade, os anônimos, os abstratos, os invisíveis. Grandes nomes de heróis e heroínas brasileiros foram enaltecidos pelos anais da história, mas também esqueceram de mencionar o José, o Pedro, o Raimundo, o Sebastião, a Maria e tantos outros que não tiveram seus reconhecimentos.
 
 
Como análise, temos vistos que os heróis têm perdido suas auras sagradas desde da antiguidade quando essa exaltação foi criada pelos gregos. Desse modo, o conceito de herói mudou de acordo com o tempo e o lugar, e muitas vezes não se pode perceber muito bem o porquê de um tipo se tornar mais ou menos popular que o outro. 
 
 
O Herói é uma figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica. 
 
 
A principal característica que define o herói é a capacidade que ele tem de se sacrificar em nome do bem-estar comum. 
 
 
O herói nacional é a personagem da história, de um povo que lutou em prol de seus cidadãos e praticou atos de auto sacrifício pelo seu país e trabalhou em um grande feito no campo de batalha, ou ainda numa força de trabalho.  Apesar da ausência de heróis na memória dos brasileiros, algumas figuras ilustres se destacam e parecem ter seus feitos históricos bem claros para a maioria dos cidadãos. É o caso de TIRADENTES, um herói com direito a feriado nacional, o que torna mais fácil a sua memorização e valorização. 
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS