A marcha dos imigrantes sírios na luta pela sobrevivência

A marcha dos imigrantes sírios na luta pela sobrevivência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Entre ontem e hoje chegaram em Budapeste 3.313 imigrantes e o país decretou estado de emergência. Foi aprovado um pacote de leis muito restritivo. Segundo a nova lei, quem atravessar ou causar danos à barreira na fronteira com a Sérvia será perseguido penalmente arriscando pegar até 3 anos de cadeia. 

 
Fora da estação de Budapeste havia hoje pela manhã ( horário local) cerca de 3.000 refugiados acampados esperando para pegar os trens que os levariam para Austria e Alemanha, mas as autoridades da Hungria bloquearam a saída dos trens para o exterior.
Assim centenas de pessoas deixaram a zona de trânsito para chegarem à fronteira a pé: À tarde ( horario local) conseguiram chegar na auto estrada  onde inicia a periferia da capital, superando um bloqueio da policia. Até a fronteira da Austria são 170km de distância. 
 
Também na cidade de Bicske ( 65 km de Budapeste), onde estava parado o único trem que partiu ontem, quinta feira levando refugiados, foi registrado um episódio singular: A maioria das 500 pessoas a bordo, segundo a Reuters, pegou de surpresa os agentes da parte anterior do trem e começou a correr em direção ao ocidente. No trem estavam muitas famílias sírias e afegãs com muitas crianças.
 
 Antes da fuga, os adultos havia começado uma greve de fome e sede. Outras 400 pessoas fugiram do campo de refugiados de Bickse e de Roszke ( a última na fronteira com a Sérvia), segundo a agencia de notícias húngara, Mti. 
 
O premier húngaro Viktor Orban disse que a Hungria deve proteger as próprias fronteiras - aquela com a Sérvia da qual passam os imigrantes, será novamente fechada- e aplicar as regras da União Europeia sobre os imigrantes e também entre aqueles que estão acampados fora da estação ferroviaria de Budapeste. " Nós húngaros, se queremos continuar a nos mover livrementes na Europa, devemos proteger nossas fronteiras e também aplicar as regras da UE na estação oriental de Budapeste", disse Orban ao microfone da rádio pública húngara. O premier confirmou que a maior parte dos imigrantes que se encontra entorno à estação, que não entendem que precisam ser registrados na Hungria, querem ir para a Alemanha, mas explicou que a Hungria não pode deixa-los passar pois há o risco que depois a Áustria feche as fronteiras para o país. " Se a Alemanha relaxar os vistos para eles, podemos deixa-los sair", disse Orban
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS