VIAGENS: Pesquisa vai mapear atividade turística no meio rural

É muito importante que os turistas participem da pesquisa

VIAGENS: Pesquisa vai mapear atividade turística no meio rural

Foto: DIVUGAÇÃO

 

 

Para melhorar cada vez mais os produtos e serviços turísticos, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Rede de Turismo Rural Consciente (Rede TRC), está apoiando o lançamento da segunda edição da pesquisa “Demanda Turismo Rural”, realizada pela SPRINT Dados e que tem como objetivo conhecer o perfil, as preferências e as necessidades do público brasileiro em relação ao turismo rural. Podem participar respondendo o questionário interessados no segmento, pessoas que já viajaram para o campo e/ou já tiveram algum tipo de experiência com o turismo rural.
 
CLIQUE AQUI para responder a pesquisa
 
O questionário é rápido e simples de ser respondido, levando apenas alguns minutos para sua conclusão. Os resultados não serão comercializados e serão disponibilizados gratuitamente para os empreendedores do segmento, para o MTur e para a Rede TRC, sendo também divulgado publicamente.
 
“É muito importante que os turistas participem da pesquisa, pois dessa forma o MTur vai conhecer as demandas, necessidades, hábitos e interesses de quem, assim como nós, é apaixonado por esse segmento e quer vê-lo ainda mais forte. Os resultados do levantamento darão suporte na tomada de decisões no âmbito turístico, bem como no fomento a ações para ampliar o Turismo Rural no nosso país”, ressaltou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
 
Na primeira edição da “Pesquisa de Demanda do Turismo Rural”, em 2022, a SPRINT Dados disponibilizou um e-book com os resultados e foi possível constatar que o viajante dessa demanda considerava importante estar com a família, sentir-se autorrealizado e ter um momento de diversão e lazer. A pesquisa ainda revelou que os respondentes buscavam empreendimentos com atividades ligadas à sustentabilidade.
 
A primeira edição apontou que os principais motivos para uma viagem de turismo rural foram: contato com a natureza (72%); apreciar o ambiente rural (42%) e conexão com a família (36%). No top 7 das atividades mais buscadas, os viajantes do interior do Brasil consideraram como atributos relevantes: comida caseira (76%); contemplação da natureza (75%); atividades em família (68%); trilhas (64%); espaços de relaxamento (57%); aprender algo novo (56%) e contato com os animais (51%).
 
Agora, a segunda edição terá como objetivo atualizar os dados, ampliar a amostra e trazer ainda mais visibilidade ao estudo, tanto na sua fase de coleta, como nos resultados. É importante ressaltar que informações pessoais não serão divulgadas.
 
TURISMO RURAL - O turismo rural é uma importante atividade econômica e cultural no Brasil. Além de oferecer aos visitantes a oportunidade de vivenciar experiências únicas em meio à natureza, essa modalidade também impulsiona a economia das regiões rurais do país, gerando emprego e renda para as comunidades locais.
 
Com a pandemia da Covid-19, o turismo rural ganhou ainda mais destaque, sendo uma opção segura e atraente para aqueles que buscam escapar da grande movimentação das grandes cidades e se reconectar com o meio ambiente.
 
Diante da importância desse segmento, o MTur tem investido em ações para promover o turismo rural. A Pasta vem trabalhando, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e Universidade Federal Fluminense (UFF), o projeto Experiências do Brasil Original, que tem como objetivo ampliar e diversificar a oferta turística brasileira por meio do desenvolvimento de experiências turísticas memoráveis oferecidas por povos e comunidades tradicionais, especialmente indígenas e quilombolas, por meio de qualificação de povos indígenas e populações quilombolas, para que ofereçam diferencial competitivo, com foco em tendências de mercado.
 
Em 2021 e 2022, foi realizado o Projeto Experiências do Brasil Rural, em parceria com o MAPA e a UFF, objetivando promover o fortalecimento da agricultura familiar no turismo por meio do incentivo à promoção e comercialização de produtos e serviços da agricultura familiar no turismo. O projeto teve como resultado 14 roteiros de turismo rural qualificado, abrangendo 9 estados e 40 municípios, mais de 130 Experiências Turísticas desenvolvidas, mais de 100 agricultores familiares beneficiados, além de mais de 130 empreendedores turísticos favorecidos.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS