CONTAGEM REGRESSIVA: Clima de São João já movimenta destinos no país

Cidades com tradicionais festejos já começam a montagem de estrutura e a divulgação da programação

CONTAGEM REGRESSIVA: Clima de São João já movimenta destinos no país

Foto: Arquivo MTur

"Olha o São João... é mentira...”. Não para alguns destinos do país que já se preparam para o início oficial de uma das maiores celebrações populares do país: as Festas Juninas. Em Caruaru (PE), por exemplo, os festejos já começaram no último final de semana e devem terminar só no dia 1º de julho, posicionando-se como uma das festas com maior duração do Brasil. Já em Campina Grande (PB) o início está previsto para o dia 1º de junho, mas a estrutura que deverá receber milhões de visitantes já está sendo montada desde o início de abril. A festa paraibana completa 40 anos em 2023.
 
 
Quem também está se preparando para o São João 2023 são os grupos de quadrilhas de Belo Horizonte (MG). A capital mineira é famosa por celebrar, anualmente, o “Arraial de Belo Horizonte”, que tem em um dos seus ápices a disputa do título de melhor quadrilha. No estado de São Paulo, a cidade de Votorantim também está se aquecendo para as celebrações juninas, que já começam no próximo dia 24 de maio. Conhecida por ser a maior e mais tradicional do estado, os festejos contam com grande diversidade de atrações que atraem milhares de visitantes para cidade.
 
 
Em Mossoró (RN), o “Mossoró Cidade Junina” já conta com grandes nomes da música brasileira confirmados para a festa, que deve começar no dia 3 de junho. O evento reúne mais de um milhão de pessoas durante os dias de festa, e é considerado uma das maiores festas de São João do país. Na capital da Paraíba, João Pessoa, a prefeitura já confirmou as datas de realização (7 a 25 de junho) com apresentações culturais e festivais de quadrilhas e shows. Na programação ainda devem ser realizados os festivais Municipal e Estadual de Quadrilhas.
 
 
Ainda no Nordeste, Maceió (AL) já prepara seus palcos para as apresentações musicais e as tradicionais quadrilhas do período junino. Segundo a prefeitura, há estimativas de um crescimento de 17% na média de leitos ocupados, em comparação com o mesmo período do ano passado. No Norte, a cidade de Parintins (AM) lançou ainda no mês de março a sua programação, que este ano terá como pilares a Cultura, o Turismo e a Sustentabilidade. O evento acontece entre os dias 30 de junho e 2 de julho.
 
 
Em Sergipe, a expectativa está grande para o próximo mês. De acordo com o governo do estado, serão 30 dias de forró na capital e no interior, que ajudarão a promover o aquecimento da economia dos municípios e a gerar oportunidades para quem quer empreender. Na terra do Axé, a expectativa é de que o período junino seja o maior São João da história da Bahia. As festividades devem alcançar 417 municípios do estado, movimentando o fluxo turístico no próximo mês.
 
 
Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a preparação e expectativa para o São João de 2023 evidenciam a importância da festividade para o país. “O São João é um dos principais símbolos culturais do nosso país e um dos eventos mais aguardados no ano. Realizada de Norte a Sul, com destaque para a região Nordeste, retrata a diversidade do nosso povo. Uma festa que movimenta milhões de pessoas e aquece a economia dos nossos destinos, gerando emprego e renda. Agora, a expectativa é a melhor possível, considerando o sucesso de público do Carnaval e dos feriados prolongados já registrados neste ano”, destacou Daniela Carneiro.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS