PARIS: Catedral de Notre Dame reabrirá para visitação

A reabertura está prevista menos de seis anos após o incêndio que devastou o telhado do edifício

PARIS: Catedral de Notre Dame reabrirá para visitação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Catedral de Notre-Dame em Paris deverá reabrir para visitantes e missas no final de 2024.
 
A reabertura está prevista menos de seis anos após o incêndio que devastou o telhado do edifício.
 
Tudo aponta para que o projeto de restauração venha a cumprir o prazo de reabertura de Dezembro de 2024 fixado pelo presidente Emmanuel Macron logo após o incidente. Infelizmente, a Catedral não estará totalmente pronta para acolher visitantes durante os Jogos Olímpicos de Paris previstos para o Verão do mesmo ano.
 
"O meu objetivo é reabrir a Catedral em 2024 - e fá-lo-emos", afirma o General Georgelin, o responsável militar encarregado de gerir o projeto de reconstrução.
 
"Estamos a lutar todos os dias por isso e estamos num bom caminho", sublinhou o alto funcionário.
 
O Ministro francês da Cultura Abdul-Malak disse que embora a catedral esteja aberta ao público, isso "não significa que todas as obras de renovação tenham terminado". O ministro acrescentou que "ainda haverá algumas obras de renovação em curso durante 2025".
 
Reabilitação da catedral de Notre-Dame
 
A reconstrução do ícone parisiense tem sido uma tarefa enorme. O projeto começou em 2022, depois de mais de dois anos de trabalho para tornar o monumento estável e seguro o suficiente para que os especialistas o começassem a reconstruir.
 
As autoridades optaram por reconstruir a obra-prima da arte gótica do século XII, tal como era antes. Isto inclui a recriação da espiral de 96 metros de altura do século XIX, concebida pelo arquitecto Eugene Viollet-le-Duc.
 
A peça central da catedral, que ruiu no incêndio, irá reaparecer sobre o monumento este ano, num sinal claro que antecede a rebertura deste monumento emblemático da capital francesa.
 
"O regresso da espiral à linha do horizonte de Paris será, na minha opinião, um sinal claro de que estamos a ganhar a batalha de Notre Dame", diz o General Georgelin.
 
Estima-se que cerca de um milhar de pessoas em todo o país esteja a trabalhar diariamente na restauração da Catedral de Notre-Dame.
 
"Temos muitas obras diferentes a realizar: a estrutura, a pintura, os blocos de pedra, a abóbada, o órgão, os vitrais e assim por diante", explica Georgelin.
 
Uma nova exposição sobre Notre-Dame
 
Uma exposição intitulada "Notre-Dame de Paris: no coração do estaleiro de construção" presta homenagem às centenas de artesãos que trabalham na reconstrução.
 
A exposição abre ao público a partir de 7 de Março numa instalação subterrânea localizada em frente ao edifício e a entrada é gratuita.
 
O evento coloca em destaque as operações de restauro em curso mostrando a perícia e as competências dos especialistas artesanais ao mesmo tempo que exibe algumas obras de arte resgatadas do incêndio.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS