DIFERENTES: Glamping é o turismo em acampamentos glamourosos

Inspirado nos safaris africanos, o Brasil já mergulha nessa cultura e os viajantes podem encontrar no Jalapão, Cambará do Sul, Serra da Mantiqueira e em outros locais campings para lá de luxuosos

DIFERENTES: Glamping é o turismo em acampamentos glamourosos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acampar com glamour? Sim! Essa é combinação que tem ganhado o coração dos turistas, conhecida como Glamping, uma nova forma de turismo que fornece hospedagem em campings glamurosos. O conceito surgiu na África em meio aos safaris e foi adaptado e personalizado para os Estados Unidos e Europa, tornando-se popular em várias partes do mundo. 
 
 
Esse meio de hospedagem é ideal para quem procura uma experiência de imersão com a natureza integrada a lugares mais rústicos e naturais, sem abrir mão, é claro, do conforto e da sofisticação.
 
 
Os acampamentos glamurosos podem ter várias categorias: dos mais “rústicos”, oferecendo apenas o conforto de uma boa cama e um banho quente, até aqueles que proporcionam uma experiência de luxo completa, com decoração especial, gastronomia local, e serviços diferenciados (como spa e passeios personalizados. Em alguns lugares, é possível encontrar também cama do estilo king size com lençóis requintados, máquinas de chá/café e profissionais de segurança.
 
 
Os glampings podem estar localizados em florestas, cidades, margens de rios ou no meio de um deserto. Confira alguns deles:
 
 
JALAPÃO – Com conforto e segurança, os acampamentos do Jalapão, em Tocatins, trazem hospedagem ao estilo safari africano com camas confortáveis, banheiro em cada tenda, salas de banho com água aquecida, e refeições inclusas, como café da manhã, almoço, jantar e lanches durante a visitação.
 
 
O passeio proporciona aos turistas conhecer os atrativos naturais famosos, como os fervedouros, a Cachoeira da Formiga entre dunas, rios de águas cristalinas e chapadões. Também é possível ter contato com a cultura local e ver, de pertinho, artesanato e espetáculos, tudo isso em meio a um céu brilhante de estrelas.
 
 
Os passeios podem ser realizados em veículos 4x4, assim como no safari africano e são cercados de praias e florestas do Rio Novo, intensificando o contato com a natureza e proporcionando a visão de lugares belíssimos. Os carros são próprios para a estrada na região e a viagem neles faz com que o visitante respire ar puro.
 
 
CAMBARÁ DO SUL – A hospedagem no local é feita em charmosos casulos de madeira, com vista para os Campos de Cima da Serra. As barracas são de luxo com um deck privativo, hidromassagem e paisagem privilegiada. O turista também pode optar pela acomodação em cabanas rústicas com deck de madeira, lareira e hidromassagem. Em Cambará do Sul, também é possível realizar passeios de balão que contemplam 50 minutos de vista da Terra dos Cânions.
 
 
BEIRA RIO – Na Península de Maraú (BA) o viajante desfrutará de um cenário natural e rústico, porém, confortável e tranquilo à beira-mar. O glamping está localizado a apenas 100 metros de distância da Praia de Algodões, umas das mais lindas do estado, fazendo com que a imersão na natureza seja ainda mais marcante.
 
 
NO CERRADO – No coração do Brasil, mais especificamente em Pirenópolis (GO), é possível encontrar um glamping com design “diferentão”, contando com um domo (uma espécie de cúpula) transparente que proporciona uma linda vista para o pôr do sol enquanto o viajante aprecia a maciez da cama, deitado nela. Achou pouco? O lugar ainda tem jacuzzi romântica na varanda e um ambiente cercado pelo cerrado.
 
 
NA SERRA – Perfeito para algumas noites de descanso, também em formato de domo e todo construído em madeira em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, o acampamento de luxo é um dos principais pontos turísticos da cidade. O glamping permite uma vista para apreciar as cadeias de montanha de Monteiro Lobato e toda a simplicidade da roça, sem deixar de lado o glamour.
 
 
Já o viajante que escolher o destino Serra da Canastra, em Minas Gerais, vai encontrar um glamping que também traz o luxo da hospedagem embaixo de um domo, mas com um preço ainda mais acessível. Oferecendo conforto e ainda disponibilizando violão, binóculos e livros sobre a flora e fauna da região, o glamping da região permite uma imersão completa na cultura e relaxamento em meio a natureza local.
 
 
CADASTRO – Todos as empreendimento de glamping devem, segundo a Lei do Turismo, estar regularmente cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo. O cadastro é feito gratuitamente pelo site e oferece várias vantagens para os negócios que estão na plataforma, como qualificação, financiamento, apoio em eventos e feiras e outros. O Cadastur garante mais conforto e segurança para turistas e para empreendimentos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS