TRÊS ESTADOS: Rede Trilhas inclui a primeira de longo curso aquática do país

Percurso envolve os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul com atividades que privilegiam o ecoturismo

TRÊS ESTADOS: Rede Trilhas inclui a primeira de longo curso aquática do país

Foto: RedeTrilhas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Trilha Rota dos Pioneiros, que corta o Rio Paraná e seus afluentes, é a primeira trilha de longo curso aquática inserida na RedeTrilhas. A decisão foi publicada na últma quinta-feira (29.12.2022) no Diário Oficial da União pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e observou regras como: a identificação do propósito do percurso, a análise de estrutura e acesso, a conectividade das paisagens, entre outros. Além do MMA, a rede é composta por representantes do Ministério do Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 
 
O ministro do Turismo, Carlos Brito, destacou a importância da diversificação de percursos para incentivar o ecoturismo no país. “Nossa fauna e flora é repleta de atrativos turísticos que podem ser aproveitados de diversas maneiras. Com essa nova adesão, teremos pela primeira vez uma trilha aquática que será essencial para o desenvolvimento do ecoturismo e do turismo de natureza no Brasil, que é um dos principais interesses de turistas estrangeiros”, concluiu.
 
 
A Trilha Rota dos Pioneiros possui extensão de 381 quilômetros que cortam os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A previsão de que a trilha possa ser concluída em 20 pernoites, por meio da canoagem, caminhada ou bike. O percurso da Rota dos Pioneiros foi pensado de forma a oferecer a melhor experiência ao aventureiro e passa pelos trechos mais seguros, com menor movimento de embarcações, por pontos de apoio e pelos principais atrativos: parques, praias, canais estreitos, paredões de arenito, etc.
 
 
A RedeTrilhas tem por objetivo ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o turismo em áreas naturais, gerar emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se desenvolvem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. Além disso, busca conferir maior significado aos parques nacionais a partir da criação de rotas turísticas integradas que fortalecem a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil.
 
 
Com a ampliação de trilhas de longo curso brasileiras aderidas à RedeTrilhas, espera-se promover a circulação de visitantes por UCs Federais, estaduais e municipais; posicionar o Brasil como um destino competitivo no segmento de Turismo e Natureza; fomentar a segurança nas trilhas de longo curso brasileiras; e promover a educação ambiental para os usuários.
 
 
COMO ADERIR - Para aderir à RedeTrilhas, os interessados devem apresentar propostas para a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, cabendo à análise ao MMA, MTur e ICMBio. Os trechos adicionais deverão seguir padrões da RedeTrilhas de mapeamento, identificação (símbolos de pegadas amarelas e pretas), acesso a serviços, indicação de pontos de apoio, pernoite e de interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos visitantes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS