OFERTA: Aumentam número de voos de Rondônia para outras capitais do país

Segundo empresa, houve inclusão da rota Porto Velho – Manaus e reforço para Brasília

OFERTA: Aumentam número de voos de Rondônia para outras capitais do país

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em agosto deste ano, a oferta doméstica de assentos da Latam em Rondônia já é 16% maior comparada com o mesmo mês do ano passado. No estado, a empresa destaca a inclusão da rota Porto Velho-Manaus (3 voos semanais), além do fortalecimento do voo Porto Velho-Brasília (de 4 para 7 voos semanais).

 

De acordo com a Latam, a retomada e o crescimento no mercado doméstico brasileiro têm sido provocada pela inauguração de novos destinos e a permanência de quase 3 mil voos extras incluídos durante a alta temporada (julho de 2022) para atender a retomada da demanda por viagens aéreas.

 

Segundo a companhia, atualmente é o seu maior número de destinos domésticos da história, com operações para 54 localidades.

 

Detalhes

 

O número de voos registrados no Aeroporto Jorge Teixeira foi de 4.142 decolagens no segundo trimestre de 2022, o que representa um aumento de 91% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Se for levado em conta o período pré-pandemia, o crescimento é ainda maior, pois o terminal registrou um crescimento de 92% em relação ao ano de 2019.

 

No acumulado do ano, o terminal aeroportuário da capital rondoniense contabilizou 7.279 voos, o que representa um aumento de 67% comparado ao mesmo período de 2021 e de 56% em relação a 2019, período antes da pandemia.

 

Quanto ao número de passageiros, aos poucos o quantitativo está retomando o patamar do período pré-pandemia, já atingindo 97,9% do número de passageiros de 2019. No segundo trimestre de 2022, o Porto Velho Airport movimentou cerca de 170 mil passageiros, um aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2021.

 

Movimento no Aeroporto de Porto Velho já é quase igual ao período pré-pandemia em 2019 - Foto: Divulgação/Porto Velho Airport

 

Nos seis primeiros meses de 2022, circularam 376 mil passageiros, o que significa um crescimento de 35% na rotatividade de clientes pelo terminal quando comparado ao primeiro semestre de 2021.

 

De acordo com a CEO da Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, os dados demonstram a retomada da confiança do consumidor pela busca por passagens e refletem os esforços empreendidos na recomposição da malha aérea, afetada durante o período da pandemia.

 

“Vários fatores, inclusive, têm colaborado para o aquecimento do mercado. A retomada da economia no Brasil tem incentivado a busca pela aquisição de passagens aéreas pelo consumidor. Igualmente, as companhias aéreas estão otimistas com o novo cenário, prova disso é que em Porto Velho, o número de voos tem crescido consideravelmente a cada período do ano”, analisa ela.

 

País

 

As companhias aéreas ofertaram 8,5 milhões de assentos em voos domésticos em junho de 2022. O número representa um crescimento de 0,5% em relação ao mesmo período de 2019, último ano antes da pandemia. Em relação a 2021, o aumento foi de 45,8%. Os dados são da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Apesar do aumento, o número de passageiros transportados caiu para 13,2% em junho de 2022 comparado ao mesmo período de 2021, quando o país transportou 6 milhões de passageiros. A ocupação nos aviões também diminuiu em 7,6%.

 

Número de passageiros transportados ainda é menor do que o período pré-pandemia no restante do país, segundo números da ANAC - Foto: Sérgio Lima/Poder 360

 

Entretanto, a demanda de passageiros, medida por passageiros-quilômetros pagos (ASK, em inglês) transportados, apresentou queda de 7,1% em relação a junho de 2019. Em relação ao mesmo período de 2021 o indicador cresceu 36,2%.

 

Já o mercado internacional vem apresentando dificuldades em relação à retomada de crescimento. A oferta de assentos apresentou baixa de 32,6% em relação às de junho de 2019 e a demanda por voos foi 31,2% menor.

 

A empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico foi a Latam, com 34,9% de participação no mercado. Em seguida está Azul (32,7%) e Gol (32,1%).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS