FAMOSO: Santuário de Aparecida ganha novos mosaicos e deve aumentar número de visitas

Os coloridos mosaicos que agora decoram a fachada Norte do Santuário de Aparecida prometem revolucionar o roteiro da visita feita por mais de onze milhões de romeiros a cada ano

FAMOSO: Santuário de Aparecida ganha novos mosaicos e deve aumentar número de visitas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Obra de maior impacto já feita no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a decoração com mosaicos que cobrem três faces da Fachada Norte foi inaugurada oficialmente no último final de semana e deve se tornar a segunda maior atração do destino de turismo religioso mais visitado do Brasil e um dos mais visitados do mundo.
 
Destino turístico religioso mais visitados do que a maioria dos estados brasileiros, o Santuário foi visitado por 11.963.635 peregrinos em 2019. Mesmo com o severo impacto da pandemia de coronavírus em 2020, o número de visitantes chegou a 3.371.127 pessoas. Com o início da vacinação e flexibilização dos protocolos sanitários, esse total chegou a 5.014.815 em 2021 e deve alcançar marca ainda melhor em 2022.
 
Os mosaicos da Fachada Norte
 
Ocupando uma área de 3.840 m², a enorme obra inaugurada na última semana abrange 24 cenas retiradas entre as mais significativas do Livro do Êxodo e cuidadosamente escolhidas pelo autor, o padre Marko Rupnik, considerado o principal artista sacro da atualidade.
 
Voltada para a cidade de Aparecida, a Fachada Norte foi a primeira a ser completada no Santuário, em 1955, e agora também é a primeira das quatro fachadas a serem revestidas com mosaicos, conforme o projeto batizado de “Jornada Bíblica”.
 
É nessa mesma face do Santuário de Aparecida que ficam outras atrações como a Torre Brasília, o Museu Nossa Senhora Aparecida, o Mirante, a Capela das Velas, o Campanário e o acesso à Passarela da Fé, que liga o Santuário à Basílica Velha, no centro da cidade.
 
Como o restante do Santuário, inicialmente suas paredes eram apenas de tijolos e depois foram revestidas de tijolinhos cerâmicos. Para que pudessem receber os mosaicos, eles tiveram de ser cobertos com argamassa, de forma a criar uma superfície plana onde os painéis de mosaico importados da Itália pudessem ser aplicados.
 
 
Depois do término das obras nessa fachada, provavelmente no início de 2023, serão revestidas a Fachada Leste, cujo tema será o Livro do Gênesis e a Fachada Oeste, cujo tema será o Livro do Apocalipse. (Crédito: Santuário Nacional – divulgação)
 
Projeto “Jornada Bíblica”
 
O ambicioso projeto “Jornada Bíblica” prevê que cada uma das quatro fachadas tenha um tema, somando 110 cenas diferentes, numa verdadeira aula bíblica. Com a entrega da Fachada Norte, cujas vinte e quatro cenas representam o Êxodo do Povo de Deus. a próxima receber mosaicos será a Fachada Sul, voltada para o Centro de Apoio ao Romeiro, cujos tema será “A Páscoa de Cristo”.
 
Depois do término das obras nessa fachada, provavelmente no início de 2023, serão revestidas a Fachada Leste, cujo tema será o Livro do Gênesis e a Fachada Oeste, cujo tema será o Livro do Apocalipse.
 
Os mosaicos foram concebidos pelo padre Marko Ivan Rupnik, sacerdote jesuíta considerado o principal artista sacro da atualidade e autor de mais de 200 obras sacras em mosaico, espalhadas pelos cinco continentes.
 
Entre as suas obras mais conhecidas estão da Capela Redemptoris Mater, no Vaticano; a da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Lourdes, na França; a da Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, em Portugal; a do Santuário de São Pio de Pietrelcina, em San Giovanni Rotondo, na Itália e a do Santuário de São João Paulo II, em Cracóvia, na Polônia.
 
Todos os seus mosaicos são criados e produzidos no Centro Aletti, instituição dirigida por ele em Roma, na Itália, que reúne religiosos e artistas de diversas nacionalidades.
 
Foi uma equipe vinda do Centro Aletti e formada por de 26 artistas de 10 diferentes nacionalidades que se somou ao padre para aplicar os mosaicos importados da Itália à Fachada Norte do Santuário de Aparecida.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS