Nesta quarta (20), a partir das 9h, na sede do Sebrae em Rondônia, na capital, acontecerá evento que marcará a entrega do Plano Municipal de Turismo de Porto Velho, elaborado ao longo de vários meses, que pontua as principais ações para desenvolvimento do turismo na cidade.
A iniciativa é um desdobramento do programa Cidade Empreendedora, cujo escopo é realizar ações em dez eixos estruturantes que fomentem a geração de negócios nos territórios. O turismo, que está previsto no Eixo 8 (Desenvolvimento Setorial), é uma atividade que movimenta outras dezenas, fazendo a roda da economia girar.
Para o Sebrae, o turismo é um setor que movimenta a economia, gerando grandes resultados. “Historicamente temos apoiado os empreendimentos turísticos, seja via projetos de atendimentos, orientações e consultorias, seja na promoção e no desenvolvimento de estratégias para alavancar a atividade, que acaba sendo uma grande geradora de emprego e renda”, diz Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia.
O documento a ser entregue ao prefeito Hildon Chaves esta semana contém uma detalhada radiografia da atual situação da atividade turística em Porto Velho e faz um extenso diagnóstico da situação, além de propor diretrizes que ordenam o turismo na capital.
“O Plano Municipal de Turismo de Porto Velho é uma grande conquista não apenas para o trade turístico, como também para a economia da capital e do Estado. É uma iniciativa que parte do leque de ações que o Programa Cidade Empreendedora propõe. O setor de serviços, e mais especialmente o turismo, foi um dos mais impactados durante a pandemia, e é imprescindível uma retomada com planejamento e desenvolvimento de uma estratégia mais assertiva”, diz Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.
O Plano Municipal de Turismo é uma ferramenta que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento da atividade em âmbito municipal, apresentando estratégias e ações voltadas ao incremento e estruturação do turismo no destino. O plano lança mão de estratégias que privilegiem os atrativos que a capital possui, com objetivo de gerar mais oportunidades, emprego e renda.
Uma vez de posse do estudo, o município poderá dar encaminhamentos segundo a orientação do planejamento, balizando sua estratégia e desenvolvimento de ações. É o turismo pensado como mola propulsora do desenvolvimento econômico.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site
www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para
0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número.
Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube(@sebraero).