Mais de duas mil pessoas participaram da inauguração da litorina
Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A litorina, pequeno vagão ferroviário que transportava na época o salário dos funcionários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), além de engenheiros, médicos, entre outros profissionais, voltou aos trilhos da lendária ferrovia neste domingo (9) e contou com a participação de mais de duas mil pessoas que esperavam ansiosas pela inauguração que simboliza a história viva.
O passeio, de apenas 15 minutos, foi o suficiente para que essa família voltasse no tempo. A mãe Lilian Socorro Nunes, quando pequena, viu o funcionamento de outras máquinas ferroviárias e não esperava ver o retorno da litorina. Já a filha, adolescente, pôde reviver ao lado da mãe toda a história percorrida por aqueles trilhos.
“A litorina é a história viva! Só o fato de poder dar um passeio nela, depois de tantos anos, é como entrar em um pedaço da história, revivê-la outra vez. E estar vivendo isso com meus filhos não tem preço” comemorou Lilian Socorro.
A filha dela, Gabriela Maria Nunes Vieira, diz que é uma forma de aprender a história na prática. “Minha mãe é historiadora e com ela aprendi a gostar da nossa história. Com o passeio é possível aprender bastante sobre o que acontecia naquela época”.
A passageira levou até o animal de estimação para o passeio
O veículo faz um percurso de mais de dois quilômetros, saindo da igreja de Santo Antônio até o Casarão dos Ingleses, construído no século XIX. Um passeio com duração em média de 15 a 20 minutos, onde cerca de 15 passageiros podem contemplar a história. A viagem conta ainda com um guia turístico que explica o que representa cada local por onde passa o pequeno vagão.
O retorno da litorina era algo esperado por muitos. Alguns desacreditavam dessa possibilidade, como explica o superintendente Estadual de Turismo (Setur), Gilvan José Pereira júnior.
“O governo de Rondônia, por meio do governador Coronel Marcos Rocha, está colocando em prática essa vontade de resgatar o turismo do Estado. A inauguração da litorina potencializa e incentiva o turismo na região. Ela, agora, é mais um cartão-postal da cidade e, em breve, Rondônia vai ser palco do turismo nacional e internacional” destacou o superintendente.
Artesãos comemoraram o retorno da litorina
Autoridades políticas também estiveram presentes na inauguração. O deputado estadual Eyder Brasil, líder do governo na Assembleia Legislativa, diz ter ficado emocionado com o retorno da litorina. “Para nós, ver a litorina em funcionamento é motivo de grande alegria. Ela resgata parte da nossa história, das nossas tradições e da nossa cultura. Mostra que também somos ricos em turismo, e que estamos crescendo cada vez mais”.
O passeio é aberto ao público. A litorina se encontra no Memorial Rondon, localizado na Estrada do Santo Antônio. O participante paga apenas uma taxa simbólica em torno de R$ 5 para manutenção da litorina . O Memorial funciona de terça a domingo, mas os passeios na litorina acontecem somente aos sábados, domingos e feriados.
“A litorina trouxe de volta o sentimento de pertencimento. Nós, que trabalhamos com artesanatos, contamos histórias através de nossos produtos, e vê o retorno dessa história através da litorina é inesquecível”, falou emocionada a artesã Keila Regina Rocha.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!