SILVIA CRISTINA: Centro de Reabilitação prioriza fabricação de órteses para grande demanda

Em parceria com a fundação Pio XII, deputada trouxe a moderna oficina para órteses e próteses para Rondônia

SILVIA CRISTINA: Centro de Reabilitação prioriza fabricação de órteses para grande demanda

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A oficina de órteses e próteses do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia, em Porto Velho, instalada recentemente, está intensificando os trabalhos de fabricação de órteses, para atender a demanda crescente. Até meados de junho, a expectativa é que sejam confeccionadas cerca de 120 órteses, para atender pacientes de todas as idades, mas as crianças são maioria.
 
A nova e moderna oficina é mais uma iniciativa da deputada federal Sílvia Cristina, numa parceria com a fundação Pio XII. “Antes, eram retiradas as medidas das órteses e próteses e encaminhadas para Barretos (SP). Agora, são fabricadas aqui e isso representa mais agilidade na entrega e a possibilidade de facilitação de qualquer ajuste, caso necessário”, disse a parlamentar, que assegurou os recursos para a construção, compra de equipamentos e custeio do Dream da Amazônia.
 
Uma das beneficiadas é a pequena Mariana Eloá Carvalho, de quatro anos, que tem paralisia cerebral e necessita de órteses nos membros inferiores e superiores. Moradora de Presidente Médici, ela nasceu de um parto complicado, quando a mãe, de apenas 30 anos, estava entubada com covid-19. Apenas 13 dias após os médicos decidirem pelo parto, a mãe faleceu e Mariana passou a ser cuidada pela avó, dona Jurema de Carvalho.
 
 
“É um desafio grande, mas esse Centro de Reabilitação aqui nos ajuda muito. Faço acompanhamento dela e agora vamos fazer as novas próteses, que precisam ser substituídas a cada seis meses. O atendimento aqui é de primeira e sou grata à deputada Sílvia Cristina por essa iniciativa de trazer esse tipo de atendimento para Rondônia”, relatou Jurema.
 
Alciane Mendes é moradora do bairro Porto Cristo, na zona Leste de Porto Velho. Ela estava feliz pelo filho Bruno Henrique, de um ano e sete meses, receber as órteses dos membros inferiores. “Ele precisa das órteses e nem sabia como conseguir. Fiquei sabendo desse Centro aqui e consegui trazê-lo e estamos tendo acompanhamento e estou muito esperançosa de que ele vai evoluir e poder ter sua autonomia, sua independência. Também sou grata ao tratamento recebido por todos e por saber que a deputada Sílvia fez essa obra tão importante para Rondônia inteira”, completou.
 
 
Adalto Nunes do Nascimento Tavares, técnico ortopédico e responsável pela oficina, explicou que profissionais de Barretos estão integrados ao trabalho neste momento, reforçando a equipe.
 
“Temos material, ferramentas e vamos atender com mais celeridade. A nossa demanda é enorme, principalmente de órteses, e por isso optamos por priorizar a confecção desses dispositivos”, acrescentou Adalto.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS