Após dura manifestação do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL/RO) contra os recentes ataques promovidos por facções criminosas em Porto Velho, onde classificou os atos como “intoleráveis e imperdoáveis”, o parlamentar lembrou o seu compromisso com o fortalecimento da segurança pública no estado.
Por meio de ofício enviado às autoridades do governo federal pressionando para enviarem para segurança no estado, essa semana o Ministério da Justiça anunciou a prorrogação da presença da Força Nacional no Amazonas por 90 dias, com início a partir do último domingo (19).
Essa decisão foi formalizada por portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20). Com a medida, traz um grande reforço ao combate ao crime organizado no estado de Rondônia e, principalmente, aos crimes como tráfico de drogas e também aos delitos ambientais.
“A população de Rondônia não merece o que está acontecendo e não pode continuar refém dos criminosos e da violência. Os ataques que aconteceram aos comércios e transportes são ações covardes que precisam de toda ajuda de forma firme e imediata.” declarou o parlamentar.
Estas ações são consideradas estratégicas nas operações contra o crime organizado no estado. O apoio da Força Nacional vai fornecer uma infraestrutura maior para a atuação dos agentes de segurança durante esse período de caos.
A prorrogação da Força Nacional ocorre em meio à pressão da bancada de Rondônia na Câmara dos Deputados, bem como das declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que alegou ameaça à soberania da Amazônia pelo crime organizado, pois a região Amazônica passou a ter maior relevância no tráfico internacional de drogas, com municípios de Rondônia situados nas rotas hidroviárias e rodoviárias usadas pelas facções e seus traficantes.